Ai, que assunto gostoso! Como é bom degustar esse saboroso alimento que vem da amêndoa torrada do cacau. E gente, “vamo combiná”, não faz mal não, só faz mal quando acaba…e também em excesso, heim! É sempre bom lembrar que qualquer tipo de excesso é maléfico.
Mas bem, sou uma nutricionista e a maioria dos meros mortais acreditam que nós, nutricionistas somos pessoas que vivem a base de folhas e sementes. Que triste engano!!! Ao menos eu não sou assim, como de tudo um pouco, é claro que se tratando de chocolate como de todos muito…hehehe!
O que quero com esse post? Bem, só quero te mostrar que o chocolate pode ser benéfico para o seu metabolismo, não é porque você vive de dieta que o chocolate deve estar de fora da sua alimentação, acredito eu que uma pessoa que faz abstinência de chocolate vive mal humorada. Então vamos aos benefícios dessa delícia quando consumida de forma controlada: (se é que um mero chocólatra pode ser controlado!!!)
-
Estudos recentes sugerem que o cacau e o chocolate amargo podem surtir certos efeitos benéficos na saúde humana. O cacau possui uma considerável ação antioxidante. Outros estudos também observaram que ocorre uma pequena diminuição na pressão sangüínea após o consumo diário de chocolate amargo. Existe até mesmo uma dieta, a “Dieta do Chocolate”, que sugere a ingestão de cacau e chocolate em cápsulas. No entanto, o consumo de chocolate ao leite ou chocolate branco, ou beber chocolate amargo com leite gorduroso, parecem anular o benefício na saúde. Na verdade, quantidades pequenas e regularmente ingeridas de chocolate reduzem o risco de ataque cardíaco.
-
A cultura romântica considera o chocolate um afrodisíaco. As famosas qualidades afrodisíacas do chocolate estão geralmente associadas ao simples prazer sensual de seu consumo. Além do mais, a natureza doce e gordurosa do chocolate estimula o hipotálamo, induzindo sensações prazerosas e elevando o nível de serotonina. Apesar de a serotonina ter efeitos prazerosos, em excesso pode ser convertida em melatonina, que, por sua vez, reduz a libido. Finalmente, o chocolate tem substâncias que podem ativar receptores canabinóides, o que causa sensações de sensibilidade e euforia. Um presente com chocolates é um ritual de corte muito comum.
-
O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.
-
Estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer benefícios para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de ácido gálico e epicatecina, flavonóides com função cardioprotetora. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes. O chocolate constitui ainda um estimulante devido à teobromina, embora de fraca capacidade. O chocolate também possui cafeína e sua ingestão faz com que o corpo libere neurotransmissores como a endorfina.
Não vivo sem chocolate! Bom saber que ele não é de todo mal….
Como tudo na vida, só faz mal quando há excesso, né?
Beijo
CurtirCurtir
Adoro chocolate. Depois dessas dicas, vou lá comer um quadradinho do Lindt. Mas só um quadradinho.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
CurtirCurtir
Tá ai quem entende como poucos um chocolate…hehe
CurtirCurtir