Interessantes · Utilidade pública

Quem era Marilyn Monroe???

Esses dias estava eu aqui em casa, totalmente atoa (até parece) e comecei a assistir um documentário no canal GNT interessantíssimo sobre Marilyn Monroe, é claro que não consegui assistir por completo, pois nunca fico completamente atoa, neh…tenho uma pequena que sempre precisa de atenção. Me deu muita vontade de escrever sobre esse ícone da popularidade do século XX, mas como não deu pra assistir o comentário por completo fui pesquisar sobre a vida dessa loirassa no “Wikipédia”, que por sinal tem resposta pra tudo!

Para quem não sabe Marilyn Monroe era nome artístico de Norma Jeane Mortensen nascida em Los Angeles em 1926, filha de pai desconhecido, fato que a deixava muito abalada. Sua mãe Gladys Pearl Monroe trabalhava no estúdio RKO, por isso alguns biógrafos acreditam que o pai biológico de Marilyn era Charles Stanley Gifford, um agente de vendas do estúdio. Foi registrada por Martin Edward Mortensen, casado com sua mãe, mesmo sabendo não ser sua filha, sendo que conheceu Gladys já grávida. Marilyn também afirmava ser filha de Charles Stanley, pois ao investigar o passado da mãe soube que o único homem por quem ela havia sido apaixonada fora Charles.

Norma Jeane passou grande parte da sua infância em orfanatos e casa de parentes, por isso se casou aos 16 anos com um namorado que conhecia a apenas 6 meses. Antes de fazer sucesso como Marilyn ainda não possuia madeixas “loiras”, como se observa na foto acima. Sua mãe tinha problemas psiquiátricos e os médicos acreditavam que ela sofria de esquizofrênia. Marilyn tinha medo de sofrer da mesma doença que a mãe. Foi descoberta por um fotógrafo, Davis Conover que a viu enquanto tirava fotos de mulheres que ajudavam no esforço de guerra, para a revista Yank. Ele não acreditou na sua sorte, pois ela era um “sonho” para qualquer fotógrafo. Norma Jeane posou para uma seção de fotos e ele começou a lhe enviar propostas para trabalhar como modelo. As lentes adoravam Norma Jeane, e em dois anos ela tornou-se uma modelo respeitável e estampou seu rosto em várias capas de revistas.

O filme mostra uma cena em que Norma Jeane vai visitar a mãe e fica totalmente abalada com a reação da mãe ao vê-la, assim que sai da visita ela decidi pintar o cabelo e mudar o nome. Seu marido era da Marinha e estava no Pacífico Sul, é claro que ao retornar não aceitou mais Norma Jeane como sua esposa, ela assinou o divórcio antes mesmo de assinar o primeiro contrato.

Eis que surge Marilyn Monroe. Monroe era o sobrenome de sua avó materna e Marilyn era o nome mais chique época. Assinou contrato, passou a fazer filmes e ganhava 125 dólares por semana. Com medidas ideais para a época (1,67 m de altura, 94 cm de busto, 61 cm de cintura e 89 cm de quadril) acabou se tornando símbolo sexual da década de 50. Foi capa da primeira edição da Revista Playboy. No documentário algo que me chamou muito a atenção foi o fato de que ao descobrir que estava grávida se desperou e falou com o seu empresário, ele mandou sua secretária até a casa de Marilyn e elas foram a uma clinica de aborto, porém durante o procedimento ela se mostrou desesperada, e ao sair da clínica gritava e dizia que haviam matado seu filho.

Foi casada duas vezes após tornar-se famosa e teve um caso com Keneddy. Os homens eram loucos não por Norma Jeane, mas sim pelo furacão que se tornara, Marilyn Monroe. Seu jeito inocente e irreverente fez com que ela se tornasse adorada mundialmente. Faleceu aos 36 anos, há especulações sobre sua morte, porém não se sabe ao certo o motivo da morte, sabe-se apenas que na noite em que morreu ouviu-se um barulho de helicóptero, uma ambulância foi vista esperando fora da casa dela antes que a empregada desse o alarme. As gravações de seus telefonemas e outras evidências desapareceram. O relatório da autópsia foi perdido. Toda a documentação do FBI sobre sua morte foi suprimida e os amigos de Marilyn que tentaram investigar o que acontecera receberam ameaças de morte.

Ninguém sabe o que se passa no outro, na vida alheia, sabemos que ela foi um furacão, o objeto de desejo de muitos homens e referência de beleza para muitas mulheres. Mas quem era Norma Jeane? Quem era Marilyn Monroe? Será que ela sofria de esquizofrenia? Será que ela seria boa mãe? Será que ela morreu de overdose? Será que foi cruelmente assassinada? Não sabemos…sabemos que era linda, atraente, fotogênica e morena!


Acho que aqui cabe um pouco de Fernando Pessoa:

“Como é por dentro outra pessoa
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição de qualquer semelhança
No fundo.”

Anúncios

8 comentários em “Quem era Marilyn Monroe???

  1. ELa ganhou titulo de única loira do seculo XX cá entre nós homens ela era uma delicinha pena que morreu acho que hoje em dia ela sendo coroa seria d+ ainda 😦

    R.I.P musa

    Curtir

  2. Sabe que me dá um certo aperto no coração cada vez que descubro algo novo sobre ela. Não sei, me incomoda o fato de saber que ela sofria por conta das maldades dos outros. Abusos cometidos contra ela. Acredito sim que ela foi assassinada de forma covarde e que faltava-lhe pessoas para amar verdadeiramente a Norma Jeane. Fica a história, nada podemos fazer para mudá-la. Fica também a certeza de que seres como ela não irão aparecer novamente!

    Curtir

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s