Qualidade de vida

Calma mãe…não precisa descabelar!!!

É comum ouvir mães reclamando sobre o apetite dos filhos, principalmente quando estão com idade entre 2 à 5 anos, é totalmente normal, é apenas uma fase e não precisa se descabelar! O mais importante nessa fase é que a mãe deixe bem claro para o filho que ela é a responsável e a dona da situação, porque se a criança percebe que assim ela prende a atenção da mãe e a domina…ai minha amiga…você está “ferrada”.

Geralmente a criança quer comer de tudo que não é “saudável” e se recusa a experimentar novos sabores, isso pode ser reflexo de muitos fatores ocorridos anteriormente, como por exemplo a introdução de alimentos muito doces antes da criança completar um ano ou até ter experimentado de tudo.Se isso aconteceu com uma criança temos que ter mais paciência do que com a criança que não ingeriu doces ou salgados em excesso. Por exemplo o consumo de danoninhos, gelatina, doces, achocolatados, salgadinhos, papinhas com sal ou qualquer outro tipo de tempero em excesso trazem um grande problema se oferecidos antes da hora certa porque o doce ou o salgado em excesso inibem a sensibilidade aos sabores, é como se a criança se acostumasse com aqueles sabores e o doce da fruta ou o sabor do legume passam a ser “ruins” pois parecem sem graça.

Mães nós não podemos nunca abrir mão de uma boa alimentação dos filhos, mas isso começa desde o momento em que a criança nasce. Já é comprovado que crianças que mamam leite materno possuem maior aceitação à outros sabores, mas não se desespere se você não amamentou, há uma salvação!!!

O doce, o salgado e o tempero só devem ser oferecidos à criança depois de ela já ter adiquirido o hábito de ingerir frutas, legumes, sucos, enfim, depois de ela ter aprendido a comer o saudável, que às vezes pode ser sem graça. O mais importante é a mãe segurar a onda o máximo possível, como diz o Dr. Alexandro, médico da Sophia, “comida desnecessária criança aprende a comer sozinha, não precisa ensinar, por isso dê apenas o saudável agora”. Eu sigo isso a risca, porque sei que é verdade.

Assim, se seu neném é ainda pequenininho e você está lendo esse post comece a cuidar da alimentação dele agora, ofereça à ele somente o necessário,o leite materno, a fruta, o suco sem açucar, a papinha sem tempero, se para você ou para os outros que participam da criação dele essas comidinhas parecem meio “insossas” lembre-se: seu filho está descobrindo os sabores agora, e ele só conhece o sabor do leite, que é sem gosto! O que é sem graça para você é muito diferente para ele, viu!?

Para as mães que estão se descabelando porque os filhos não querem mais comer, ou só querem danoinho, pipoquinha, refrigerante, bolacha, leite na mamadeira ou nem isso ele quer, tenho outras dicas e lá vão elas:

#Tenha paciência, calma e mostre ao seu filho que você está no controle (se for preciso respire bem fundo e conte até 10);

#Não fique insistindo demais ou chantageando, isso provocará mais aversão à ele, e essa não é nossa intenção;

#Tente inserí-lo ao mundo de cozinhar, deixe ele descascar alguma coisa que pode ser descascada com a mão, espremer um limão ou uma laranja, rasgar uma alface, colocar a farinha na massa, coisas assim mostram a ele que a comida é inofensiva ( às vezes seu filho desenvolveu uma fobia alimentar e tem medo do alimento, por isso talvez não o queira colocar dentro da boca, isso é comum e normal);

#Essa história de se sentar na mesa e comer junto com todo mundo é linda, mas talvez seu filho goste de assistir filminhos e pode ser que lá ele coma alguma coisa, não acredito que tenha problema desde que ele saiba que você está no controle. Para convencer um filho a comer vale tudo na minha opinião;

#Seu filho já tem mais de um ano e mama mamadeira? Talvez seja hora de mudar esse hábito. Ele já sabe tomar leite no copinho e isso é importantíssimo para desenvolver essa “coisa” da alimentação. Cuidado, mamadeira deve ter limite, ela pode estar sendo sua rival nesse processo.

#ROTINA! Palavra-chave para desenvolver qualquer hábito, se você não tem hora para fazer as refeições e lanches, banhos, sonecas, passeios…ixi…você tem um problema a mais! O ideal é que o seu filhotenha hora para tudo durante o dia, até mesmo nos dias de passeio. A rotina alimentar pode ser assim: leitinho ao acordar; suquinho natural ou fruta no meio da manhã; almoço; leitinho para a sonequinha da tarde; outra fruta, um lanchinho ou um danone (para maiores de um ano) após a sonequinha; jantar cedo (máximo 19hr); outro leitinho para dormir. Essa rotina é fundamental e passa a ser hábito depois de uma semana seguida à risca (EU GARANTO);

É isso aí, mamães! Ficam as dicas, espero que tenham gostado e que consigam seguir e assim vencer mais essa batalha do : “MEU FILHO NÃO QUER COMER!”

Beeeeeeeeeeeijos no coração!!!

Obs: compartilhem comigo suas experiências e o que acharam das dicas. Ao começar a seguir me conte como foi!

Anúncios

3 comentários em “Calma mãe…não precisa descabelar!!!

  1. Amei as dicas… irei seguir à risca a rotina alimentar… depois te conto. Só q ela vai pra escolinha de tarde, mas creio q não irá atrapalhar… e… infelizmente ela mama mamadeira, mas só de manha e de noite.. leite puro sem nada( nunca aceitou mucilon, cremogema, enfim, essas coisas)!!!!! Mas amei as dicas…. obrigada… bjinhos

    Curtir

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s