Qualidade de vida

…aceitando que não posso ser perfeita!

…quero aprender a gostar de mim pelo que sou!

Primeiro vamos enteder o que é um ser perfeito de acordo com o dicionário:

“adj. Que reúne todas as qualidades; que não tem defeitos; ideal, impecável; excelente.
Completo, absoluto, total.
Gramática Diz-se dos tempos verbais que exprimem ação passada e acabada.”

Viu? Precisei buscar isso aí pra entender que nunca nessa vida vou conseguir ser perfeita e sabe porque estou escrevendo sobre isso? Porque busquei isso no dicionário? Porque um dos meus defeitos é ser perfeccionista e isso pode matar uma pessoa por dentro sabia!? Por fora ela continua toda linda, mas por dentro está morrendo com as decepções e frustrações por não ser o que queria ser, o perfeccionista vai se matando aos poucos, se torna negativo por não conseguir atingir os resultados que impõe para ele mesmo, e a auto-critica, caracterísitica do perfeccionista destrói qualquer tipo de relacionamento saudável que ele possa ter. Sim, destrói!

Bem, sou mãe, esposa e mulher, amo estar bonita, me sentindo bem, amo cuidar dos meus filhos e fazer o melhor por ele e quero ser a esposa perfeita em todo o tempo, ou seja, é como senão sobrasse tempo ou espaço para eu me sentir “down”, ou como se não aceitasse estar com preguiça em algum momento, acordar de mau humor, demonstrar minhas fraquezas, coisas do tipo. E quer saber? Isso é sufocante!

É como se eu projetasse tudo perfeito e do meu jeito e, para que tudo saia como tem que sair preciso conduzir as coisas do meu jeito, esperar que as pessoas tenham ações e digam as palavras que espero, que todos, inclusive eu esteja de acordo com as expectativas que criei ao projetar a vida perfeita. Agora te pergunto: quem pode ter uma vida perfeita? Quem pode estar feliz o tempo todo? Quem nunca acordou um dia se sentido feio e com a auto-estima baixa? Quem nunca quebrou um copo? Quem nunca queimou o arroz? Quem nunca esquecer de dar o remédio na hora exata para o filho? Quem nunca foi áspero com a pessoa que está do seu lado por uma coisa aparentemente boba? Quem nunca errou? Que mãe nunca perdeu a paciência com um filho que está chorando à mais de uma hora? Quem nunca se sentiu frustrado? Afinal…quem nunca?

Isso mesmo, ninguém é perfeito, nada é perfeito, o mundo não é perfeito, não dá para esperar tanto de si mesmo e dos outros, isso só trás frustração, decepção, infelicidade. O segredo está em viver a vida, não esperando que tudo dê errado ou que todos errem o tempo todo. Mas tendo conciência de que podemos errar, que o outro pode errar e que isso não vai roubar de nós a felicidade, o amor ou qualquer outra coisa. Quando aceitamos que não conseguimos ser perfeitos nos tornamos mais leves, porque paramos de nos cobrar tanto e principalmente de cobrar tanto de quem está ao nosso lado. Pense nisso!!!

“Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito.
— Fernando Pessoa

Anúncios

6 comentários em “…aceitando que não posso ser perfeita!

  1. Vanessa,
    sempre me preocupo em não cobrar demais de mim – nem da minha filha e marido – pois sou muito perfeccionista e sei o quanto isso pode ser ruim. claro que querer fazer as coisas bem feitas é importante, mas desde que isso não atrapalhe, não seja uma cobrança absurda e sem necessidade.
    cada vez mais vejo que a busca pelo equilíbrio é o melhor caminho e que, como vc disse, perfeição não existe mesmo!
    bjs

    Carol
    Nina Ensina
    #amigacomenta

    Curtir

  2. oi! Não conhecia o blog e já gostei! Ah, já exigi muito de mim também, mas agora to “dando de ombro”! rsrsrs
    Dou sempre o melhor de mim, mas sem que o esforço seja sacrificial.
    E quer saber? To começando a achar que viver mais “relax” é perfeito! rsrsrs
    Bjux
    #amigacomenta

    Curtir

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s