Maternidade

Desfralde…de novo!!!

…só de calcinha…fazendo gracinha!!!

É isso mesmo, Sophia está com 2 anos e 3 meses e estamos tentando o desfralde pela terceira vez. Ok, muitos de vocês devem estar pensando que sou uma mãe frustrada por não ter conseguido das duas primeiras vezes ou que sou a pior #mãedecesárea de todos os tempos, mas afirmo colegas: Não importa o que você pense ou diga, estamos felizes!

Então, quando a Sophia tinha apenas 1 ano e 6 meses me convenceram (nem sei como fui cair nessa) que já era hora de desfraldá-la, começamos do começo, calcinhas lindas, peniquinhos, adaptadores para o vaso sanitário e por aí vai. Expliquei, coloquei no peniquinho, deixei só de calcinha, fiz xixi no penico (a que ponto chega uma mãe!), limpei os xixi’s escapulidos no chão, a média era de 9 xixi’s e 1/2 no chão para 1/2 xixi no penico, 1/2 porque eu tentava colocá-la no penico no meio da mijada. Era chato, corrido, tenso, cansativo e stressante para nós duas. Detalhe, eu estava do sexto para o sétimo mês de gravidez do José Miguel.

Foram dias difíceis, cansativos e acabei sendo vencida pelo cansaço, e até mesmo pela preguiça. Gente, porque uma criança de apenas 1 ano e meio precisa saber mijar no vaso, putz…ela é bebê, precisa curtir o ser bebê que lhe cabe, porque tirar isso da criança. Sim, entendo que algumas crianças já estão prontas para isso, são desfraldas novinhas, mas ela não estava pronta e eu não estava disposta. Me arrependo e não faria da mesma forma se voltasse no tempo. Não deixe que ninguém tente te convencer de que o melhor para o seu filho é o que ela pensa ser o melhor para o seu filho, o melhor para o seu filhos sempre será o que você acredita ser o melhor para o seu filho. Ninguém o conhece tão bem quanto você, acredite!

Paramos aí, não deu certo essa tentativa de desfralde, é claro. Então ficamos tranquilos, José Miguel nasceu e começaram a questionar novamente quando eu iria desfraldá-la (ah, se fosse hoje!), mas cai novamente na pressão. Agora imagina a situação, eu com um bebê recém-nascido e prematuro, que só queria mamar o tempo todo, tentando desfraldar outro bebê de apenas 2 aninhos, é claro que não deu certo! Eu ficava mais cansada ainda, às vezes estava no meio de uma mamada e o xixi escorria perninhas à baixo, como fazer? Chorar? Sim, esse foi o escape algumas vezes. Mas dessa vez não instisti mais que uma semana, abandonei o projeto no meio e decidi que só a desfraldaria quando ela quisesse, afinal de contas, com o tempo a fralda passaria a incomodá-la e ela teria mais autonomia para querer fazer xixi e não apenas ser lembrada de tempos em tempos que precisava fazer xixi, concorda?!

Você já viu algum adulto que não sabe a hora que precisa fazer xixi? Então, nem eu! Uma hora ou outra ela aprenderia, bem como demorou mais aprendeu a andar, essa foi outra luta contra a “sociedade de melhores mães do que eu”, Sophia só andou com 1 ano e 4 meses, e a coisa que eu mais ouvia era: “Mas ela ainda não anda? Meu (minha) filho (a) andou antes da festinha de um ano!” Ok, e daí? Legal seu filho ter andado rápido, mas minha filha vai andar quando quiser, algumas coisas são instintos e tentar forçá-las é como que uma maldade, hoje penso assim.

Bem, de uns tempos pra cá ela vem reclamando que a fralda está machucando, ela completa amanhã 2 aninhos e 3 meses e já está sendo desfraldada desde domingo, na segunda todos os xixis foram feitos no peniquinho e o cocô também, na terça vazaram dois xixis e ontem nenhum vazou, hoje também ainda não vazou nenhum, todos estão sendo feitos no peniquinho, sem stress. Ela já sabe perceber quando o xixi está chegando e pede o peniquinho, e isso é o certo. Hoje não concordo mais com aquela coisa de ficar a cada 30 minutos lembrando a criança de que ela precisa fazer xixi, a criança precisa sentir o xixi chegar e querer fazê-lo no peniquinho. Ah, e durante a sonequinha da tarde ela está dormindo sem fraldinha, ou seja, a fralda só está sendo colocada à noite, quando ela vai para a cama.

Está bem mais fácil, o José Miguel já está menos dependente, só mama três vezes ao dia, ela já entende muita coisa, está mais madura, o tempo está quente, o que facilita bastante e o maridão está em casa, de férias, ou seja, tudo está mais fácil. Não está stressante como antes, nem pra mim, nem pra ela e nem para o pai. Viu, a Sophia não vai usar fralda para sempre, ela só precisava do tempo certo para parar de usar.

Para aquelas mães que estão se perguntando qual é o melhor momento, se está na hora ou não, deixo uma dica, avalie não só a criança, mas avalie também você, sua disposição, seu ânimo e todas as suas outras condições, não comece o desfralde em um momento stressante da sua vida, porque isso vai interferir em tudo, você não vai ter paciência com o seu bebê e isso não vai fazer bem para ele, se você está passando por um momento difícil não comece, se já começou e está percebendo que está ficando muito nervosa com a situação, pare por aqui e comece daqui a algum tempo. Não tem problema começar mais tarde ou parar o processo no meio, ninguém vai morrer por isso, mas se você continuar você pode causar um problema mais grave ao seu bebê. Uma boa dica de leitura é o Baby Center Brasil, ah, e quanto às pressões que as pessoas fazem, avós, família, amigas que já são mães diga para a pessoa ficar tranquila porque um dia seu filho vai deixar de usar fralda ou faça uma simples pergunta à pessoa: “Porque, você está pagando as fraldas que compro?” (confesso que já senti muita vontade de dizer isso, mas a boa educação me impede…kkkkk)

É isso aí! Ah, se você tem alguma experiência positiva ou negativa sobre o desfralde nos conte, qualquer dica ou critica será muito bem vinda! Vamos abrir um campo de discussão sobre esse assunto tão materno aqui?!

Anúncios

8 comentários em “Desfralde…de novo!!!

  1. Kkkk
    Como gostam de fazer pressão, né?! O Leon tbm caminhou apenas com 1a e 4 meses, imagina que engatinhar foi só com 1 ano e 2 meses. E dai?! Isso nao interferiu em nada no desenvolvimento dele.
    Agora ele está com 2 anos e 2 meses e estou pensando em iniciar o desfralde, mas estou um pouco insegura pois o mano chegou a pouco tempo (3meses) e não sei se é uma boa hora…
    A fralda dele já fica seca por vários períodos, ou seja, ele náo faz mais aquele monte de xixis e sim apenas um grandão. De manha, se eu acordo ele, a fralda esta seca, ele só faz xixi depois que acorda e muitas vezes já aproveito pra bota-lo no peniquino. Mas só levo qnd ele quer e na maioria das vezes a preguiça (dele) é tanta que ele diz que não quer ir.
    Vou ler o artigo do Babycenter que recomendastes.
    Bjão

    Curtir

  2. Vanessa! acho seu ponto de vista super certo! o desfralde tem que acontecer sim, mas no momento certo pra mãe e pra criança! Sem pressão de ninguém…. Mesmo pq, quem limpa bunda somos nós, né não?! bjsss
    Tamy #amigacomenta

    Curtir

  3. Van. Pensa num desfralde com todos os obstáculos? Eu não forcei, nunca liguei por Joaquim usar fralda. Mas, o moleque começou a andar pelado, chorar para colocar a fralda e como estava calor deixei a escola iniciar. Então, ele teve virose, diarréia, regrediu no número 2 (o xixi foi bem rápido), mas o cocô. Só Deus. Veja, ele começou em abril e a coisa está sendo concluida agora. Eu acho uma das fases mais cansativas. Sorte ai, adulto sabe mesmo quando tem que ir no banheiro e não consegue delegar pra ninguém rs. bjs Fabi (Mulher e Mãe) #amigacomenta

    Curtir

  4. Eu deixei o desfralde para o tempo delas. As gêmeas desfraldaram com 2 anos e 10 meses e a pequena vai completar 3 anos no fim do mes e ainda não largou a fralda. Ela já pede para ir ao banheiro na maioria das vezes, mas pela temperatura e umidade da época, optei por deixar a fralda já que não tenho o fundamental apoio da escolinha nesse sentido.
    Bjs
    #amigacomenta

    Curtir

  5. Oi Vanessa,
    A minha Ana Luiza fez o desfralde com 2 anos porque ela estava preparada nessa ideda. Já a minha Sofia só fez com 2 anos e 6 meses, pois esse foi o tempo necessário para ela. Bom, dizer que cada criança tem o seu tempo já é cliché, mas é a pura verdade.
    Que bom que agora está mais fácil e ela já está incomodada coma fralda.
    Uma ótima semana para vocês
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    Curtir

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s