Maternidade · Sophia

Passando do penico para o vaso!!! (Desfralde – Level Two)

Bem, estamos desde segunda-feira (10/09) da semana passada desfraldando a Sophia, ou seja, estamos no processo há uma semana e meia. Começamos com o peniquinho, percebemos que era mais fácil para ela e deixamos ele pela casa, assim ela mesma tomava a iniciativa para fazer o xixi ou o cocô. O vaso sanitário, por ser algo grande e que faz barulho às vezes amedronta a criança, por isso é bom iniciar no peniquinho, mas isso vai de mãe para mãe e de filho para filho, não se apegue à regras, viva com o seu filho a sua experiência, por aqui foi mais fácil iniciar com o peniquinho.

Então, quando se começa o desfralde com o peniquinho o processo exige uma segunda etapa, um segundo round, um segundo nível, que podemos chamar de nível avançado (rsrs) que é a de passar a criança para o vaso, explicar a necessidade de fazer no vaso, colocar um adaptador de assento e mostrar confiança e segurança à criança, isso às vezes dá preguiça em algumas mães, por isso algumas já começam direto no vaso sanitário.

Como começamos o processo no Level One, no primeiro nível ou no nível fácil houve a necessidade de mudar de fase, de subir um nível no jogo do desfralde (é melhor ter bom humor, porque não é fácil…hehe), e dar início a essa nova etapa, e fizemos isso hoje. Quando ela disse, logo cedinho que queria fazer cocô já a colocamos no vaso, foi rápido, ela realmente sabia que estava com vontade (pode parecer ridículo dizer isso, mas se você já tiver desfraldado uma criança entenderá como é bom saber que a criança já sente quando quer fazer alguma coisa), aí quando ela disse que queria fazer xixi a colocamos no vaso também e ela fez o xixi, bem rápido. Como ela tomou um suquinho de melancia de manhã teve vontade de fazer xixi várias vezes e advinha? Fez todos no vaso, uma gracinha!!!

Ela diz: “Mamãe, quero fazer xixi/cocô!” e faz assim que é colocada no vaso, pelo que percebi já sabe até segurar, porque teve uma das vezes que eu estava fazendo alguma coisa para o José Miguel e ela conseguiu esperar sem que escorresse nem um pouquinho. A melhor coisa que fizemos por aqui foi esperar o tempo dela, em menos de duas semanas e ela já está pronta para sair de casa sem fraldinha, não existe stress e nem tensão, está tudo natural e fácil.

E por aí? VocÊ já começaram? Quando e com quantos anos? Começaram com o penico? Como foi a transição?

Anúncios

7 comentários em “Passando do penico para o vaso!!! (Desfralde – Level Two)

  1. Primeiro parabéns,uma nova etapa,eles crescem(assustador).Aqui tbm foi tranquilo,sem pressa,respeitamos o tempo dela,acho isso essencial,aqui tbm deixei o troninho pela casa,ela ia fazia e depois me chamava p/ jogar fora e fazer a festa,e no início ela falava cocô de xixi mãe…era uma gracinha…hehehehe.
    bjs
    #amigacomenta

    Curtir

  2. Vanessa, encontrei o seu blog procurando ajuda no “google” pro desfralde da minha filha – perceba o grau de insanidade da mãe aqui! Realmente aqui está sendo uma guerra! Estou no segundo round e nada… Comecei porque tbm achei que estava na hora e porque começaram na escolinha (que ela só frequenta 3x na semana) e aí desisti por aqui… Ela se recusava a usar o penico, o vaso e TUDO eu fiz (só não fiz xixi no penico, de resto…. afff). Aí uns dias atras ela reclamou da fralda, respondemos que era só ela querer tirar e ela virou (mulher decidia!) e falou: EU vou fazer xixi no meu penico. Foi e fez! Uhuuuu, festa, flores, fogos, tudo que se tem direito e… e parou por aí. Não fez mais. Só na roupa, no chão, no sofá, na almofada, em tudo, menos no penico. Pior é que ela sabe segurar, ela sabe fazer, mas não faz! Lendo o seu post vejo que tem algo errado, penso eu… O negocio é esperar um pouco mais e quem sabe na terceira tentativa, ne?! (Third time´s the charm…)

    Curtir

    1. Amiga,veja bem,a Sophia sabia segurar, sabia fazer no penico mas não fazia senão por vontade própria,foram vários os momentos de stress e frustração de ambas às partes. Um dia ela disse que queria ficar de calcinha,a deixei de calcinha e ela fez todos os xixi’s no penico, no outro dia foi clara e disse que queria fralda,adivinha? Coloquei calcinha e ela fez todos os xixi’s no chão! Então, não adianta, eles têm o tempo deles. Se na escolinha estão no processo, tudo bem. Mas se em casa tem sido stressante também, tudo bem também! Porque não esperar mais um tempinho, aposto que sua filha vai ser uma adolescente que não vai usar fraldas…rsrs…desculpe a piadinha, mas foi pensando assim que aprendi a relaxar e a esperar um pouco mais!!!
      Beijos!!!

      Curtir

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s