Maternidade

Eles não querem dinheiro, eles querem carinho!!!

“Crianças que não têm a atenção e o carinho adequados podem sofrer de distúrbios psicológicos e comportamentais”

Fonte Google Images
Fonte Google Images

O texto de hoje foi tirado da revista on line Educar para Crescer, ele fala sobre a importância do cuidado e da atenção dos pais na primeira infância dos filhos, os cuidados e a presença dos pais podem influenciar até mesmo no QI de um indíviduo, leia o post por completo e fique por dentro do quanto é importante ser presente na vida dos seus filhos.

“Será que o apego materno tem efeitos no desenvolvimento de um bebê? De acordo com uma pesquisa realizada na Romênia por pesquisadores americanos, a resposta é sim – e muito! A relação de crianças nos primeiros anos de vida com seus pais – biológicos ou adotivos- pode ser determinante para um bom desenvolvimento do cérebro. 

O professor de pediatria e um dos autores da pesquisa, Charles Nelson III, da escola de medicina de Harvard, verificou que boa parte de distúrbios psicológicos e comportamentais constatados em adolescentes e adultos pode ser consequência da falta de atenção sofrida logo na primeira infância. A lista inclui problemass de relacionamento social, déficit de atenção, menor QI, síndromes similares a autismo e até déficit de crescimento (nanismo).

Isso acontece porque um cérebro menos maduro, como o de um bebê, é muito afetado por características fundamentais do ambiente, como a luz e a linguagem. Crianças criadas em orfanatos não recebem os estímulos necessários para o desenvolvimento, e por isso têm uma propensão maior a apresentar esses distúrbios do que aquelas que cresceram em um ambiente familiar, estimulante e enriquecedor. 

Pode parecer óbvio, mas a pesquisa é importante para mostrar como, independente da situação socioeconômica, são o cuidado, o carinho e a atenção os maiores responsáveis pelo desenvolvimento da criança. “Amor é o básico necessário, e isso não tem nada a ver com dinheiro”, diz Nelson. 

A pesquisa, além de provar que abrigos podem ter um efeito negativo no desenvolvimento do cérebro, também apontou como há um período ideal em que é possível reverter os efeitos causados pela negligência: de preferência antes dos dois anos de idade.”

Por Beatriz Montensanti

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s