Maternidade

Rotina faz bem e toda criança gosta!

rotina-criancas

A pergunta que nos fazem com mais frequência é: Como vocês conseguem ter três filhos pequenos e estar tão bem? A resposta é simples: ROTINA

Desde que a Sophia nasceu criamos uma rotina para nossas vidas, a medida que ela ia se desenvolvendo a rotina ia sendo adaptada e ela sendo “educada” à essa rotina. Sempre, desde bebê ela tomava banhos que “sinalizavam” que era hora de ir acalmando e pegar no soninho, depois disso vinha a mamada e bercinho, com dois meses ela já não mamava mais durante a madrugada, por si só, em nenhum momento recusei o peito, ela apenas dormia a madrugada toda. Assim que introduzimos suquinhos e comidinhas a rotina foi sendo alterada, ela tinha hora pra acordar, tentava mantê-la acordadinha até a hora do suquinho, que era no meio da manhã, aí rolava uma sonequinha, depois vinha a papinha de sal, um banho e a sonequinha de novo. Ao acordar tinha a papinha de fruta, depois a jantinha e por volta das nove da noite rolava mais um banho e as últimas mamadas até ela pegar no soninho.

Com o José Miguel foi a mesma coisa, a mesma rotina, a única diferença é que ele mamou durante a madrugada até o quarto mês, mas eu amamentava e o colocava de novo no bercinho e ele dormia até pela manhã, sem despertar mais vezes. Mas a rotina era a mesma. Sendo assim conseguimos criar essa rotina, eles hoje vão pra cama por volta das oito e meia da noite, exceto quando saímos para passear ou estão dormindo na casa das avós. Por aqui tem hora pra almoçar, pra tomar lanche, para comer fruta, pra tomar leite, pra tudo. Pode parecer uma chatice mas eles gostam disso, a criança passa a ter percepção sobre o tempo e isso faz parte da educação de uma criança.

Com a Maria Flor estamos tentando entrar nesse mesmo ritmo, é difícil impor rotinas à um bebê, até porque aqui trabalhamos com a livre demanda do aleitamento materno até o sexto mês, mas ela toma dois banhos por dia, um ao meio dia, ou seja, após o “almoço” e o outro por volta das nove da noite, é claro que quando está muito frio dou apenas o banho do dia e a noite só troco a roupinha dela, sem banho mesmo, depois disso deixo ela mamar à vontade até pegar no sono e ela acorda novamente só as seis da manhã.

Aqui tem hora pra assistir desenho, pra tomar banho, pra comer e pra dormir, mas eles têm liberdade total para brincar à qualquer momento, inclusive durante o banho, exceto na hora das sonequinhas. A Sossô e o Zé hoje estudam pela manhã e como acordam muito cedo tiram uma sonequinha pela tarde e durante esse período faço o que tenho para fazer, como limpar banheiros, casa, fazer as minhas unhas, escovar meus cabelos, passar roupa e por aí vai.

A rotina faz bem pra todo mundo, para as crianças, para os bebês, para os papais, para a harmonia de toda a casa. A rotina não precisa representar um quartel general, um dia ou outro as coisas serão diferentes, você deve se permitir fugir da rotina e curtir uma bagunça, mas uma coisa já pude perceber, no dia a dia ela evita o estress e a criança gosta de limites, ele sente segurança quando sabe que ali tem alguém que sabe o que está fazendo, ainda que esse alguém não saiba de nada e esteja apenas aprendendo…rsrsrs…

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s