SlingaBaby®

Diferenças entre o Canguru tradicional e os carregadores modelo Sling

10639447_753763314722098_5222801015046228957_n

Muita gente me faz a seguinte pergunta quando me vê usando o wrap sling: Mas isso não é igual aquele Canguru tipo mochila?

Não, não é a mesma coisa. Ambos são carregadores mas possuem características particulares que fazem muita diferença para o bebê que é carregado e para o adulto que carrega.

Muitas marcas oferecem ao público carregadores do estilo canguru, ou mochilas de nova geração (BabyBjörn, Chicco, Bebé Confort, Jané, Graco…), ao ver um bebê dentro de uma dessas mochilas podemos observar alguns detalhes como:

  • A postura de cadeira não é correta! As pernas do bebê ficam penduradas em relação ao resto do corpo e não dobradas no estilo rã! Com as perninhas penduradas, o peso do bebê é fica apoiado diretamente na zona genital ao invés do seu bumbum, e sua coluna adquire uma postura não-fisiológica;
  • O bebê, normalmente está colocado virado para frente! Esta postura é totalmente contra-indicada para bebês que ainda não firmam bem cabeça e pescoço. Ela posição obriga o bebê a curvar a coluna na posição contrária à fisiológica, ficando mais ereta, e o deixa exposto à uma infinidade de estímulos diretos, sem possibilidade de proteção, uma vez que não pode se virar.
  • Não é ergonômica para quem carrega o bebê! Já que o bebê tende a posicionar sua coluna e separar seu corpo de quem o leva e altera o centro de gravidade do mesmo, obrigando-lhe a modificar sua postura correta com consequentes problemas nos ombros e coluna e sobrecarga do assoalho pélvico.
  • Não podem ser usadas por muito tempo! Com o desenvolvimento da criança essas mochilas ou cangurus se tornam desconfortáveis pois não são ajustáveis.

Infelizmente não é comum encontrar em lojas de puepério carregadores ergonômicos do tipo wrap sling, eles são geralmente produzidos artesanalmente e não existem marcas comerciais, ainda que os represente. Porém são os carregadores ideais não só para o bebê carregado como também para o adulto que o carrega. Vejamos as vantagens desses carregadores tipo sling:

  • A postura de cadeira é correta! O bebê fica com as perninhas estilo “rã”, essa postura consiste em levar o bebê no colo com as pernas abertas em cerca de 45° em relação ao eixo corporal (abertura total entre as pernas de 90°), e o quadril flexionado de maneira que os joelhos fiquem à uma altura ligeiramente superior ao bumbum. Isso permite que a cabeça do fêmur fique perfeitamente encaixada dentro da articulação do quadril e é a posição fisiologicamente correta, é uma postura ótima, e previne problemas posteriores desta articulação. Esta técnica de encaixamento ajuda a resolver casos de displasia de quadril leves.
  • O bebê é colocado virado para o corpo do carregador até que tenha adquirido total controle de cabeça e pescoço! Essa posição permite que o bebê fique peito è peito com o carregador o tornando mais calmo e reduzindo os episódios de cólica. Essa posição também dá ao bebê sensação de acolhimento e segurança.
  • É TOTALMENTE ergonômica não só para o bebê carregado mas também para o adulto que o carrega. A amarração básica, quando feita corretamente faz com que duas faixas largas fiquem no centro das costas do carregador e protege ainda os ombros do carregador. É possível passar longo período de tempo com o bebê dentro de um wrap sling sem sentir incômodo algum. Além disso o bebê fica bem próximo ao carregador, isso aumenta o contato entre mãe e bebê e é um colaborador para o sucesso na amamentação.
  • Pode ser usado enquanto a criança quiser, até o terceiro ano de idade ou mais. O carregador tipo wrap sling, quando cofeccionado com malha de qualidade e resistente pode suportar até 20kg, e por ser um tecido “livre” possui inúmeras amarrações. Ele pode ser usado desde o bebê recém-nascido, até mesmo prematuros (as mochilas comerciais ou cangurus não são indicados) até quando o adulto e a criança desejar.

Sem título

Viu quanta diferença!?

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s