Maternidade

Livre Demanda…o segredo do sucesso!

livre-demanda-596x421

Eu sempre sonhei em amamentar, nunca imaginei que os primeiros dias pudessem ser tão complexos e muito menos que minha vida se resumiria à um bebê agarrado no meu peito. Mas virei a cara para as dificuldades e lá fui eu! Sou dessas, determinada e decidida! Tive sucesso nas três vezes, a Maria Flor ainda é meu “chaveirinho de peito”, e 99% desse sucesso se deve à LIVRE DEMANDA!

O que é livre demanda? É deixar o peito TOTALMENTE à vontade para o bebê, mamou há uma hora e meia e já está resmungando? Oferece o peito! Mamou há uma hora e já está resmungando? Oferece o peito! Mamou há meia hora e já está resmungando? Oferece o peito!

Há quem diga que o bebê deve mamar de três em três horas, eu, como mãe e nutricionista digo que o bebê deve mamar na hora que ele tiver vontade! O estômago do bebê é muito pequeno nos primeiros dias de vida, nos primeiros meses, por isso ele armazena pouco e o leite materno é facilmente digerido, e está aí a importância da livre demanda!

1(6)

Não existe leite fraco e, se não me engano, menos de 5% das mulheres aprensentam problemas hormonais que a levam a não produção de leite. Sendo assim, a questão da produção de leite está na oferta do peito ao bebê, já que quanto mais ele sugar, mais as glândulas serão estimuladas e mais leite será produzido. Oestado emocional da mulher também pode afetar a produção de leite, se ela estiver passando por dificuldades, sob pressão ou em quadro de depressão pós parto o sucesso da amamentação pode não acontecer como o esperado. Mas sabe-se hoje que a mulher que com depressão pós parto que insiste na amamentação consegue superar o quadro mais rápido!

Aqui em casa sempre foi assim bebê resmungou a primeira opção é oferecer o peito, mesmo se tiver mamado há apenas meia hora, caso o bebê não queira mamar (o que nunca aconteceu…kkkkkk), eu olhava a fralda, tentava ninar, mas geralmente uma mamadinha era suficiente mesmo. Já ouvi diversas vezes coisas do tipo: “Seu leite não deve sustentar, já que ele está mamando de novo!” “Ah, eu acho que essa criança está passando fome!” “Ah, eu acho que esse leite não mata a sede e esse bebê está com sede!”, mas como sempre me interessei pelo assunto não tinha problema em lidar com essas questões, não respondia, mas também não dava ouvidos.

Já passei por momentos em que acreditava não estar mais produzindo leite, dias em que havia passado a noite em claro e estava esgotada, o bebê nervoso no peito, eu chorando, peito TOTALMENTE mucho e eu apenas chorava enquanto o bebê chorava. Ai o marido, como bom “consultor em amamentação” que acabou se tornando, pegava o bebê e o fazia dormir enquanto eu descansava, e no fritar dos ovos percebia que ambos (o bebê e eu) estávamos cansados e o que precisávamos era de uma boa soneca, e no dia seguinte tudo estava normal.

Outra coisa que aprendi com o tempo foi que peito não é armazém, mas sim fábrica! Essa coisa de peito cheio de leite não é legal, pode dificultar a pega correta, levar o bebê a não conseguir mamar o suficiente e aí sim, passar fome. E existe ainda o risco de mastite, nos casos em que o leite está “armazenado”. O ideal é “mamas vazia e macias”, isso facilita na pega e durante a sucção e o corpo se encarrega de produzir a quantidade que o bebê demandar.

Fica aqui a dica: VIVA EM LIVRE DEMANDA!!!

Não estipule horários para as mamadas, não deixe o seu bebê resmungando, ofereça o peito, o máximo que vai acontecer é ele mamar além da conta e dar aquela vomitada na sua roupa limpinha, mas nisso depois você dá um jeito. Ofereça o peito sempre, de manhã, de tarde, de noite e de madrugada! Não ofereça complemento para o bebê dormir a noite toda, isso interfere na sua produção de leite, não deixe que te convençam de que você não tem leite, ou de que o seu leite é fraco. Ofereça o peito o tempo todo, em qualquer lugar, a qualquer resmungo do seu bebê. Tudo isso passa muito rápido, mas os benefícios que o aleitamento materno provocam na sua saúde, na saúde do seu bebê e no vínculo entre vocês não passarão nunca.

E um VIVA À LIVRE DEMANDA!!!

amamentacao2

Dica de leitura: Vlia Mamífera

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s