Maternidade

Não estou aqui para criar sobreviventes!

images

Sabe, hoje li, em uma dessas redes sociais nas quais as pessoas vomitam palavras uma coisa tão absurda relacionada a amamentação que, até agora estou em choque…sim, em choque! A moça/mãe simplesmente escreveu que “essa coisa de amamentação é frescura de mulher riquinha e que esse papo dos pediatras de que bebê não pode tomar leite de vaca, quando a mulher não consegue amamentar, é frescura também, eles têm “pacto” com as marcas de leite artificial e por isso ficam dizendo que bebê não pode tomar leite de vaca!”. Assim que li escrevi uma resposta pra ela, explicando que sou nutricionista e que não é bem assim, existem estudos que comprovam os infinitos benefícios do aleitamento materno e o risco de introduzir leite de vaca na alimentação de um bebê e ela respondeu apenas “Meu filho toma leite de vaca desde que nasceu e é mais saudável e mais fortinho do que os filhos das minhas amigas que mamam no peito ou os que tomam fórmula!”. Gente, aí, sinceramente, não dá pra falar muita coisa, neh!? A pessoa já tomou pra ela uma verdade absoluta e não está muito afim de adquirir conhecimento.

Essa coisa de dizer “Fiz isso a vida inteira e tô aí, viva e saudável até hoje!”, “Meu filho faz isso desde blábláblá e está bem melhor que o seu!”, “Ninguém morre por comer isso…fazer aquilo…beber blábláblá!” me irrita um pouco < na verdade me irrita muito > porque não entendo como uma mãe se realize criando sobreviventes, me recuso a ser mãe de sobreviventes. É claro que não crio meus filhos em uma redoma de cuidados, mas amamentei os três e, infelizmente, o leite secou quando o José Miguel tinha apenas dez meses e tivemos que entrar com o leite artificial, o que é mais próximo, em qualidade, ao leite materno, mas em hipótese alguma cogitei oferecer leite de vaca.

Meus filhos consomem açúcar, pouco, mas consomem, eles vivem no mundo, vão pra “casa de vó”, festas de aniversário, às vezes comem sanduíche, bebem refrigerante, raramente mas bebem, eles preferem suco ou até mesmo água, porque tiveram uma ótima iniciação alimentar. Desde que engravidei sempre fiz questão de buscar informações, o acesso ao conhecimento é tão fácil, o Dr Google responde tudo, tem muita coisa bizarra lá, mas todo mundo sabe bem a diferença entre o coerente e o absurdo, neh!? Então, com essa busca de conhecimento aprendi a me alimentar melhor na gestação, obtive informações sobre amamentação, introdução alimentar. É claro que, como nutricionista já tinha um pouco de conhecimento, mas surgem novos estudos sempre e é tão bom se atualizar para poder oferecer o melhor à quem merece.

A amamentação e a qualidade na introdução alimentar são fundamentais na qualidade de vida não só na infância, mas na adolescência, vida adulta e até mesmo, na velhice. Um indivíduo que recebe leite materno tem, por consequência um sistema imune mais eficaz, por exemplo, até os dentes de uma criança que mama no peito tendem a ser mais saudável do que das que mamam mamadeira (nem preciso falar das que mamam mamadeira com leite de vaca e açúcar/toddy, neh!?). Uma criança que, no período de introdução alimentar come açúcar ou consome uma exesso de gordura será, provavelmente um adulto com indices de açúcar elevado e colesterol alterado, propenso à diabets, hipercolesterolemia, HAS e câncer, sim, CÂNCER. Uma criança que não consome frutas tem sérios problemas intestinais, está sempre resfriada, e uma mãe sabe bem disso, se não sabe porque procurou conhecimento o sabe pela prática. As frutas são ricas em fibras e vitaminas, essenciais no bom funcionamento intestinal e sistema imune.

O fato de “estou viva/o até hoje” não significa em nada qualidade de vida, o fato de ser sobrevivente não significa uma vida saudável. Não sei vocês, mas não estou aqui para proporcionar um “qualquer coisa serve” aos meus filhos. Enquando puder escolher os alimentos deles escolherei o melhor do melhor, e estou sempre os instruíndo no que é melhor pra eles, tanto que ao sentir fome eles pedem fruta, quando sentem sede sabem pedir água. São os primeiros sinais de que já estão aprendendo alguma coisa, eu acho!

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s