Maternidade

Moça, por favor, desculpa o choro do meu filho!?!

bLOG

Sim, hoje ouvi esse pedido vindo da boca de uma mãe que estava, aparentemente, muito cansada e exausta, bem como a sua criança que chorava sem parar.

Saí da academia por volta das 19e40 e o marido havia pedido para que eu comprasse algo na padaria na volta para casa, parei na primeira padaria que vi aberta e entrei. É claro que nesse horário, dificilmente uma padaria como aquela estaria movimentada, então não estava esperando muita coisa que não fosse comprar uma meia dúzia de pães murchos e ir pra casa. Ao entrar percebi o choro de uma criança, não era um choro de birra, estava mais para um choro de “me leva pra casa!”. Peguei o que queria e fui em direção ao caixa quando ouvi um: “Moça, você me desculpa o choro do meu filho!?!”, na hora só olhei para ela, enquanto ela pesava o pão e comentei que tinha três filhos e que ela não precisava desculpar porque eu já estava super acostumada com choros.

Naquele momento acho que ela me olhou e ficou meio espantada, mas logo disse que não sabia porque ele estava chorando tanto e que não sabia mais o que fazer, apenas rebati com um “Parece que ele está cansadinho, neh!?”, aí ela me explicou que não tinha quem ficasse com ele, que o pai estava terminando de fazer os pães e que ele tinha ido da escolinha direto da padaria para ficar com ela, ou seja, o menino estava apenas cansado e ela pedindo desculpas. Agora pergunto: Porque cargas d’água nós, mães, temos essa mania de nos desculpar pelos nossos filhos?

Nos desculpamos por tudo que eles fazem, pelas birras em público, pelos vômitos em mesas de restaurantes, pelos choros fora de hora, pela gritaria enquanto a comida não chega, pelo copo que derrubam na meio do shoping. Será que a maternidade é isso? Um eterno se desculpar? Pô, se for é muito chato!!! Não entendo porque nos desculpamos tanto se eles são apenas pequenos seres em construção, eles não são uma aberração, estão apenas em um incrível e difícil processo de aprendizado.

Choram de cansaço porque não sabem se expressar, vomitam na mesa do restaurante porque não sabem controlar até chegar no banheiro, não sabem nem ao menos explicar que podem vomitar à qualquer momento, deixam o copo cair porque não possuem coordenação motora suficiente para se “comportar” à mesa, gritam porque estão de “saco cheio” desse passeio que é totalmente entediante para uma criança.

Por favor, me diga que não precisamos nos desculpar o tempo todo e que não precisamos nos esconder em casa até que eles cresçam! Por favor, me diga que toda criança faz isso tudo aí que listei acima e que se alguém se sente incomodado com qualquer uma dessas coisas não está preparado para viver em sociedade, porque uma sociedade saudável, uma sociedade viva é uma sociedade que tem crianças! Por favor, me tranquilize, porque não quero que meus filhos assistam sua mãe se desculpando pela infância deles mas uma vez!!!

 

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s