Maternidade

Criando filhos melhores para esse mundo!!!

Sem título

De um tempo pra cá tenho observado a obsessão de algumas mães e pais por criar os melhores filhos do mundo, falo daquela coisa de o filho ter que estudar na melhor escola, ser o melhor da sala, andar apenas com os melhores, se destacar por ter as melhores notas, passar em primeiro lugar no vestibular, melhor, melhor, melhor e melhor.

Então, não sou dessas! Está chocadx? Espero que não! Vou te explicar porque não quero criar “melhores do mundo”. Ninguém é o melhor do mundo em nada! Desde os tempos da escola até quando comecei a atuar na minha profissão pude observar que esses que são cobrados (e se cobram) para serem os melhores do mundo são pessoas frustradas, nem sempre fracassadas, mas na maior parte do tempo se sentem como tal. Sabe porque? Porque ninguém consegue ser o melhor do mundo.

Estudei com pessoas extremamente esforçadas, que tiravam notas bem melhores que eu, que nunca faltavam, que participavam de todas as palestras e na hora de fazer entrevistas de trabalho não conseguiam ser classificadas, eram pessoas que não sabia lidar com outras pessoas, com improviso, em grupo. Nem todos os casos são assim, mas já vi isso acontecer diversas vezes.

Não quero criar os melhores do mundo, minha pretensão é criar melhores para esse mundo, apenas. Quero ensinar meus filhos a importância do respeito, da amizade, do bom humor sempre! Que quando fracassamos é possível tentar de novo, e de novo, e de novo. Quero que eles conheçam a gentileza e saibam ser gentis, a honestidade, a sinceridade e que passar por cima do outro nunca é legal. Que eles saibam respeitar o diferente, que eles lutem pela igualdade, que eles defendam o que sofre injustiça e que eles fujam da ganância, e o mais importante, que eles saibam reconhecer a felicidade nas coisas pequenas. Utópico? Não! Fui criada assim! Meus pais fizeram um ótimo trabalho e agradeço por isso!

Meus filhos são bem pequenos ainda mas percebo toques de gentileza neles, respeito e amizade, e isso me enche de orgulho. Eles estudam em uma escola pública e, sinceramente, tem sido ótimo. Na minha opinião, veja bem, na minha opinião, uma criança não precisa de nada mais do que brincar. Ela tem o tempo certo para aprender cada coisa, vejo alguns se gabando porque a criança com 4 ou 5 anos já lê, que é o melhor da turma, que só tira 10, mas será que você já parou pra pensar porque é que o seu filho tem feito isso? Será que tem sido um processo natural? Será que ele conhece de gentileza? Ele sabe conversar com outros? Ele sabe viver em grupo? Se sim, bacana, mas se não, repense a educação e a criação do seu filho. Na minha época de escola os melhores da turma costumavam ser também os mais arrogantes, não se misturavam nunca, deve ser chato, neh!?

Acho que se uma família tem condições financeiras de manter seus filhos na melhor escola da cidade ela o deve fazer, mas não é o nosso caso e não é também o caso da maioria das famílias do nosso país e acho que não devemos sofrer por isso. O que devemos fazer é cobrar por uma educação pública melhor, de mais qualidade, e trabalhar com nossos filhos em casa. Sim, você é responsável também pela educação dos seus filhos. Aqui em casa estimulamos muito as crianças, sempre conversamos, contamos histórias ou cantamos músicas que ensinam, a Sophia já tem escrito algumas coisas, já conhece todas as letras, e não é por repetir o alfabeto, é por conhecer as letras de fato. Talvez você ache pouco, mas nós achamos o máximo.

Já passei por situações onde a pessoas comentava comigo que teria apenas um filho porque educação é algo muito caro e fiquei bem triste na hora. Acho que cada família decide o melhor para si, mas bem, na minha opinião uma pessoa precisa de um irmão, é a minha opinião. Pois bem, na conversa a pessoa me questionou como eu tinha tido coragem de ter tido três filhos e se não tinha conhecimento do quanto é caro! Bem, aqui em casa fazemos tudo de acordo com a nossa realidade, se um dia tivermos dinheiro para pagar uma escola cara, pagaremos, caso contrário eles continuarão estudando em escolas públicas!

Quanto à faculdade, posso ser sincera? Nem sei se eles vão querer cursar uma faculdade! Absurdo da minha parte? Não, absurdo é ficar me preparando para algo que nem sei se vai acontecer de fato! “Nossa Vanessa, mas todo mundo deve ter um curso superior!” Sério? Não penso mais assim e não vou obrigar meus filhos a fazer o que não quiserem. Acredito que eles vão querer sim cursar uma faculdade, faz parte da correnteza e lá, na hora que esse momento chegar, vamos fazer o mesmo que temos feito hoje: DAR UM JEITO!

Não quero que meus filhos se sintam na obrigação de serem os melhores do mundo, nem na escola, nem na vida profissional, mas desejo de todo meu coração que eles possam ser melhores para esse mundo, desejo que eles sejam felizes, que eles se frustrem, como todo mundo se frustra e saibam dar risada da frustração, que eles fracassem, como todo mundo fracassa um dia e saibam recomeçar, que eles sejam humanos, honestos, educados e gentis. O resto? Ah, o resto a gente vai dando um jeito!!!

Anúncios

4 comentários em “Criando filhos melhores para esse mundo!!!

  1. Ameiiii…concordo hj em dia é muita pressão em cima das crianças, tanto que eu mesma as vezes me pego lendo matérias ou buscando na internet o que fazer para o melhor desenvolvimento do bebê, mas, sei que tudo tem seu tempo e não devemos ficar bitolada com certas coisas. Bjs!

    Curtir

    1. A gente acaba sim caindo na onde de querer que nossos filhos sejam os melhores do mundo, isso parece ser da nossa natureza, mas se focamos no principal conseguimos ver além e assim ir além na criação deles.
      Muito obrigada pelo comentário, sinta-se à vontade para fazê-lo sempre, até mesmo quando não concordar para que possamos discutir!
      Beijos!

      Curtir

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s