Maternidade

Filhos, não é preciso ter pressa!

84c78c32b97d56af90860955318a0ffe

A vida exige pressa demais, pressa pra tudo. É preciso correr, ser rápido, mais rápido e mais rápido, mas te pergunto: Porque a pressa?

Diariamente percebo que meus filhos estão indo depressa demais, por mais que eu tente, que esteja aqui disponível 24hs por conta de acompanhar o desenvolvimento deles me perco em algumas coisas e quando vejo já foi, já passou, já cresceram!

Dia desses abracei a Sossô e disse apenas: “Filha, não precisa ter pressa!”, ela não entendeu bem, afinal de contas eu estava apenas penteando os cabelinhos dela quando disse isso, mas é que olhei para aquela menina ali, comprida, esguia, crescida, bem articulada e percebi que um dos meus bebês já se foi. As bochechas ainda existem, mas já não é mais naquele aspecto bebê, ela já tem características de menina, e isso está indo muito rápido. Parece que à alguns dias ela estava tentando falar banana e hoje já conhece todas as letras e se aventura a escrever algumas palavrinhas, e ela tem pressa, ela quer ler, ela quer “ficar adolescente”, ela quer poder cortar o cabelo como o meu e pintar as unhas de vermelho e continuo dizendo à ela: Filha, não tenha pressa!

O Zé também quer crescer rápido demais, os pés e as mãos dele estão deixando isso bem claro, ele já nem diz mais “bluxa”, agora já é bruxa mesmo! Já canta músicas inteiras e insiste em dizer: “Mas já até sou moço!”. Mas não é não e peço à vida todos os dias para que ele entenda que não é preciso ser moço tão rápido. Já não cabem no colo, já não cheiram à bebê, já são bem articulados, já sabem se virar. Ainda bem que ainda não sabem tomar banho sozinhos, caso contrário quando é que eu poderia sentir os cheirinho deles enquanto os arrumo.

Já a Maria? Bem, essa aí faço questão que demore para crescer. É provável que não tenhamos mais bebê nessa casa, sendo assim ela poderá ocupar esse cargo pelo tempo que quiser! Se estou criando bebezões? Claro que não, só não estou tendo pressa para que eles caiam nesse engano que é correr atrás do vento. Que grande bobagem é crescer!

Por aqui ninguém teve pressa para andar, a Sossô foi com 1 ano e 4 meses, o Zé com 1 ano e 2 meses e a Maria mesmo com 1 aninho nem tem interesse em ficar “sossó”. Se isso me preocupa? Não! Primeiro que cada criança tem o seu tempo e depois que é tão bom ter um bebê no colo. Lembro bem que uma vez uma moça, ao saber que a Sossô tinha andado com 1 ano e 4 meses fez a seguinte pergunta: “Mas porque ela demorou tanto?”, acho que a surpreendi quando disse que foi porque ela quis.

Já reparou que as pessoas têm pressa quando se trata do desenvolvimento da criança? Querem que o bebê sente, fique sossó, ande, largue o peito, deixe as fraldas e vá para a faculdade…aff…deixa a criança no tempo dela, rapá!!! Não existem regras quanto ao desenvolvimento e é necessário respeitar o tempo da criança.

Aqui só peço uma coisa, que eles não tenham pressa, porque sei que todas as fases chegarão, bem como já tem chegado e vivenciamos tudo com muita intensidade e queremos continuar assim, sendo intensos. Por isso nada de pressa. Por isso filhos, não tenham pressa! Sossô, a adolescência pode esperar! Zé, você não precisa ficar moço ainda, é tão bom ser moleque, filho! E Maria, pode continuar mamando “peito peitchola” pelo tempo que quiser e aproveitando bastante o colo. A vida é boa, a vida é muito gostosa e a intensidade vale mais que a pressa, podem acreditar na mamãe!!!

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s