Qualidade de vida

Vamos falar de um tal de “chico”!

so_red_the_rose_by_indospan-db9lq3

Gente, agora o papo é bem mulherzinha…SÓ QUE NÃO MESMO!!! Esse assunto tem que parar de ser um assunto só de mulher, não que os homens devam entender dele tão bem quanto nós, mas eles devem conhecer o mínimo e cabe a nós parar de apelidar um coisa que representa tão bem nossa feminilidade.

Ai Vanessa, você falou, falou e não disse nada!

Ah é, ia me esquecendo, é que ouço tanto o termo “chico” para definir menstruação que achei que todo mundo sabia do que estava falando. Não entendo esses apelidos, chico, monstra, visita, incômoda, pra que essa dificuldade de chamar a pessoa pelo nome, minha gente!? É menstruação e pronto! Eu sou mulher e menstruo, se você é mulher provavelmente menstrua também, e se você é homem provavelmente convive com várias mulheres que menstruam! Não é doença, não é impureza, não é nojento e não é sangue podre. Vou tentar explicar melhor!

A mulher, em um período de aproximadamente 28 dias, passa por algo que chamamos de ciclo, nesses 28 dias ela vive uma montanha russa hormonal, taxas hormonais sobem e descem como loucas (e ás vezes, deixam a mulher louca também…hahahaha). Vou tentar melhorar a explicação! No começo do ciclo o corpo feminino se prepara para o período fértil, nessa fase uma “caminha” é formada dentro do útero para que ele acomode um “embrião”, se isso não acontece, as taxas hormonais despencam e essa “caminha” começa a ser desfeita, ocorre então o sangramento, que chamamos de menstruação. A menstruação nada mais é que o aviso de que um ciclo está terminando para que outro comece, lá do comecinho.

Algumas mulheres ficam muito incomodadas com a menstruação, por causa das cólicas, mal humor e de sangramento excessivo e por isso, procuram meios para inibir o ciclo. Outras procuram meios para interromper o ciclo com a finalidade de não engravidar. Isso não vem ao caso nesse post, na verdade estou escrevendo esse texto para ver se consigo te ajudar a botar um fim nos tabus e preconceitos em relação à menstruação.

Lembro que quando era adolescente minhas amigas não usavam o nome menstruação de forma alguma, os garotos viam isso como algo nojento e, em algumas famílias, os pais e irmãos não podiam nem desconfiar quando uma das mulheres da casa estava menstruada. Isso não é bacana, na minha opinião, é claro! Na minha casa a menstruação nunca foi tratada como algo ruim, nojento ou “podre”, ou ainda que deva ser escondido do outro.

Desde a minha primeira menstruação meu pai sempre soube quando eu estava menstruada, ele e minha me mandaram flores quando menstruei pela primeira vez, não fizeram nenhum escândalo, mas fizeram questão de me parabenizar por ter me tornado uma mulher. Fizeram isso comigo e com a minha irmã e acho que isso fez com que eu nunca tivesse vergonha desse detalhe do meu corpo. E isso é bacana.

A sociedade tem uma mania chata de criar as meninas para se preocupar demais com o seu corpo, com o que vão pensar dele, mulheres devem ser “recatadas e silenciosas”, não devem falar sobre suas particularidades quem dirá sobre seu corpo, seus desejos então, é melhor guardar tudo em uma caixinha, acho que não existe mais isso, neh!? Será que tem gente que ainda cria as meninas assim? Bem, a minha criação fugiu à isso aí. Fui criada para ser gente, não para ser “mulherzinha” e agradeço muito aos meus pais por isso, porque me aceitar já é muito difícil, se além de me aceitar ainda tivesse que me esforçar para ser aceita acho que ia viver esgotada.

Enfim, essa chatura toda foi para te dizer que a MENSTRUAÇÃO existe, nós mulheres menstruamos, não é nada sujo, nojento ou podre, pode ser falado, se você é homem e tem qualquer dúvida pode perguntar que não temos problema em responder, pelo menos não deveríamos ter. Se você tem meninas, ensine à elas o que é realmente à menstruação, vamos deixar os tabus pra trás, néah!? Já estamos em 2015! E se você é mulher e ainda tem problemas com o seu período menstrual, reflita um pouco sobre o que foi dito aqui!

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s