Maternidade

Acredite, o terceiro é mais leve!

10392509_701456789903704_8485429216689551063_n

É comum encontrar pessoas que me chamam de louca ou corajosa por ter tido três filhos, a maioria das pessoas acha que deve ser extremamente difícil e estressante, mas acredite em mim quando digo que o terceiro é bem mais fácil e mais leve.

Quando chega o primeiro filho nos preparamos muito, criamos regras, não temos manual e nem sequer noção de como será a vida com aquele ser que não tem rotina, limites, controle e por aí vai. Daí criamos regras, muitas regras e rotinas, adaptamos a casa, os horários, as comidas, os eventos, as saídas e tudo mais, passamos a tentar controlar o mundo, o que nos cansa, e muito.

Quando o segundo chega todo esse cansaço é potencializado, porque tudo é potencializado, continuamos tentando seguir as mesmas regras que criamos para criar o primeiro, só que agora são duas novidades, cada uma na sua fase, que não estão nem aí para as regras criadas. E isso estressa, tira o prazer de curtir o que é ter uma criança. Acho que é por isso que é tão comum ver tantos casais com apenas dois filhos, acho que a maioria tem medo que todo esse “peso” triplique”, mas na prática a realidade é outra.

Quando o terceiro filho chega você entende que toda essa “cartilha para criar filhos” é uma furada e não vai levar à nada e aí sim a coisa fica gostosa de verdade. Porque você relaxa, você deita no sofá enquanto eles quebram a casa, se um não quer comer você passa a dizer para si mesma “ah, quando tiver fome come!”, e isso vale para tudo. Você verdadeiramente relaxa e deixa as coisas acontecerem, porque já sabe que uma hora ou outra eles vão aprender à andar, vão sentir “atração” pela papinha, vão sentir fome, vão sair das fraldas e o peso fica bem menor, vai por mim.

Digo tudo isso por experiência própria! Quem me conhece sabe que sou uma mãe cuidadosa e tento manter uma rotina com as coisas básicas, mas algumas coisas que antes me estressavam na criação das crianças hoje nem fazem cócegas. A Sophia tinha hora para tudo, desde mamadas até para dormir, nada podia atrasar, e isso era uma canseira. O José Miguel tentei manter o mesmo ritmo da Sophia, até que o leite acabou secando, fiquei tão estressada com as regras, os horários que acabei tendo uma pane no sistema.

Hoje aconteceu algo que provou toda essa mudança. A Maria Flor achou um chocolate e se lambuzou todinha de “daaaate”, como ela mesma diz. Bem, quem nos conhece sabe que a Maria Flor veio para testar todos os meus limites e me provar que as regras existem para serem quebradas. O que o fato dela ter comido chocolate provou? Provou que eu aprendi a relaxar e a curtir o momento. Quando a Sossô e o Zé faziam algo “absurdo” eu ficava irritada, tensa e depois acabava me arrependendo por não ter rido, não ter filmado ou tirado uma foto. Hoje quando a vi toda marrom de chocolate corri pra pegar o celular e filmar, tirar fotos, ri muito da situação e só depois tirei o chocolate da mão dela e dei uma belo de uma banho na minha gordinha.

Não fiquei irritada, muito pelo contrário, achei hilária a forma como ela pegou e abriu o chocolate, ela o achou, não foi dado na mão dela, e apesar de evitar chocolates não vi nenhum absurdo e vê-la toda sujinha de chocolate. Chocolate é uma delícia e qualquer criança, inclusive eu, amaria se lambuzar com esse manjar dos deuses.

Posso dizer que ter três filhos é libertador. Não que a correria acabe, mas o estresse diminui e a rotina fica mais fácil, porque você passa a entender que não é necessário criar uma rotina para a criança porque já sabe que ela é totalmente capaz de acompanhar a sua rotina, coisa que não sabemos ao ter o primeiro e o segundo.

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s