Maternidade

10 frases que nenhuma menina quer ouvir!

anigif_enhanced-buzz-21754-1429108889-6

A minha infância foi muito tranquila, meus pais souberam me educar livre de preconceitos e me criaram bem longe de conceitos machistas, tínhamos liberdade para brincar com primos e primas, como iguais, sem problemas, mas percebia que na casa de algumas amigas e coleguinhas as coisas eram diferentes e hoje, criando duas filhas e um filho, percebo que essa cobrança machista vem muito também da sociedade, do exterior. É claro que cabe aos pais fazer diferente, não permitir que suas crianças absorvam esses conceitos, mas é chato ouvir alguém dizer para sua filha de três aninhos que ela deve sentar como mocinha quando estiver de saia e outras coisas. Li essas frases essa semana e achei de extrema importância compartilhar com vocês, acredito que a maioria vai concordar comigo! Então vamos conferir essas dez frases que você não deve nunca dizer à uma menina!

1. “Senta que nem mocinha”.

Uma criança de três anos não precisa aprender a sentar “que nem mocinha” — para começar, porque está longe de ser mocinha.

2. “Isso não é jeito de uma mocinha se comportar”.

Não existe uma única fórmula de como uma “mocinha” deve se comportar. E porque uma criança deveria aprendê-lo desde tão cedo?

3. “Mas seu irmão pode (jogar futebol/ brincar mais tempo na rua/ não ajudar nas tarefas domésticas) porque ele é homem!”

Não há diferença em tarefas e brincadeiras: tanto meninos quanto meninas podem aprender a ajudar nas tarefas de casa, o que os tornará adultos mais autossuficientes e responsáveis, e se divertir jogando futebol.

4. “Isso é brincadeira de menino”.

O brinquedo ou a brincadeira usa os genitais para funcionar? Se não, não faz diferença se é para menino ou menina. Se usa, o brinquedo NÃO é para crianças.

5. “Que linda, já pode casar”.

Como se esta fosse a única e/ou principal aspiração de uma menina. Nem toda menina sonha em casa, sabia?

6. “Desse jeito vai ficar para titia, hein”.

Não se casar não é necessariamente uma punição. Inclusive, às vezes é uma opção.

7. “Com essas pernas cheias de roxos e ralados, parece um menino!”

Não, tio, pareço uma criança. Morro de preguiça da frase “parece um menino”…aff…conheço meninos que nunca se arriscaram a ralar os joelhos e meninas que viviam de joelhos ralados, isso define a sexualidade de alguém?

8. “Menina não fala palavrão”.

Que tal usar “criança não fala palavrão”? Ou meninos podem? Na minha infância nem meus primos e nem eu éramos liberados para falar palavrões. E outra, quando você diz isso você ensina que “uma mulher deve ser contida, ficar sempre caladinha, chorando em silêncio!”. Nãããããão, a mulher NÃO precisa ser contida não, tah?! Ela tem TODO o direito do mundo de se expressar e, caso ela seja adulta, pode xingar…hahahahaha…

9. “O que os outros vão pensar se virem você (descalça/ subindo em árvore/ brincando de carrinho/ usando boné)?”

Que eu sou uma criança, ué. Parece que as pessoas morrem de medo que o estereótipo defina seu filho, neh!?

10. “Azul não é cor de menina”.

Qualquer cor é de menina. E de menino também. Têm meninas que gostam de rosa, outras gostam de azul, algumas são loucas pelo amarelo…pleeeeease, entenda: preferência de cor não define a identidade de gênero.

Texto parcialmente retirado de buzzfeed
Anúncios

Um comentário em “10 frases que nenhuma menina quer ouvir!

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s