A minha infância foi muito tranquila, meus pais souberam me educar livre de preconceitos e me criaram bem longe de conceitos machistas, tínhamos liberdade para brincar com primos e primas, como iguais, sem problemas, mas percebia que na casa de algumas amigas e coleguinhas as coisas eram diferentes e hoje, criando duas filhas e um filho, percebo que essa cobrança machista vem muito também da sociedade, do exterior. É claro que cabe aos pais fazer diferente, não permitir que suas crianças absorvam esses conceitos, mas é chato ouvir alguém dizer para sua filha de três aninhos que ela deve sentar como mocinha quando estiver de saia e outras coisas. Li essas frases essa semana e achei de extrema importância compartilhar com vocês, acredito que a maioria vai concordar comigo! Então vamos conferir essas dez frases que você não deve nunca dizer à uma menina!
1. “Senta que nem mocinha”.
Uma criança de três anos não precisa aprender a sentar “que nem mocinha” — para começar, porque está longe de ser mocinha.
2. “Isso não é jeito de uma mocinha se comportar”.
Não existe uma única fórmula de como uma “mocinha” deve se comportar. E porque uma criança deveria aprendê-lo desde tão cedo?
3. “Mas seu irmão pode (jogar futebol/ brincar mais tempo na rua/ não ajudar nas tarefas domésticas) porque ele é homem!”
Não há diferença em tarefas e brincadeiras: tanto meninos quanto meninas podem aprender a ajudar nas tarefas de casa, o que os tornará adultos mais autossuficientes e responsáveis, e se divertir jogando futebol.
4. “Isso é brincadeira de menino”.
O brinquedo ou a brincadeira usa os genitais para funcionar? Se não, não faz diferença se é para menino ou menina. Se usa, o brinquedo NÃO é para crianças.
5. “Que linda, já pode casar”.
Como se esta fosse a única e/ou principal aspiração de uma menina. Nem toda menina sonha em casa, sabia?
6. “Desse jeito vai ficar para titia, hein”.
Não se casar não é necessariamente uma punição. Inclusive, às vezes é uma opção.
7. “Com essas pernas cheias de roxos e ralados, parece um menino!”
Não, tio, pareço uma criança. Morro de preguiça da frase “parece um menino”…aff…conheço meninos que nunca se arriscaram a ralar os joelhos e meninas que viviam de joelhos ralados, isso define a sexualidade de alguém?
8. “Menina não fala palavrão”.
Que tal usar “criança não fala palavrão”? Ou meninos podem? Na minha infância nem meus primos e nem eu éramos liberados para falar palavrões. E outra, quando você diz isso você ensina que “uma mulher deve ser contida, ficar sempre caladinha, chorando em silêncio!”. Nãããããão, a mulher NÃO precisa ser contida não, tah?! Ela tem TODO o direito do mundo de se expressar e, caso ela seja adulta, pode xingar…hahahahaha…
9. “O que os outros vão pensar se virem você (descalça/ subindo em árvore/ brincando de carrinho/ usando boné)?”
Que eu sou uma criança, ué. Parece que as pessoas morrem de medo que o estereótipo defina seu filho, neh!?
10. “Azul não é cor de menina”.
Qualquer cor é de menina. E de menino também. Têm meninas que gostam de rosa, outras gostam de azul, algumas são loucas pelo amarelo…pleeeeease, entenda: preferência de cor não define a identidade de gênero.
Texto parcialmente retirado de buzzfeed
Anúncios
Veii eu odeio quando eu tô jogando futebol e as meninas falam “vamos brincar de boneca que de menina”eu não gosto de rosa minhas cores preferidas são preto e azul
CurtirCurtido por 1 pessoa