Feminismo

“Feministas são feias” por Bruna Leão

c2a396_c2f03232ffcd4ad19b6142cf9af2891b.png_srb_p_560_208_75_22_0.50_1.20_0.00_png_srb

Esse texto é de um blog coletivo feminista que sigo e admiro muito. Hoje ao me deparar com ele, após uma longa conversa com uma amigo, sobre como as feministas são vistas e são rotuladas, achei totalmente necessário compartilhá-lo aqui.

“Feministas são feias, gordas, cabeludas, anti-higiênicas. Invariavelmente, se você é feminista, você já ouviu isso. Se você é antifeminista, você provavelmente já disse isso. E não é nada de original, uma vez que é o que vem sendo dito de feministas desde a época em que lutávamos pelo direito ao voto.

A ideia de associar feministas a mulheres não-desejáveis, feias, é uma forma – infantil, diga-se de passagem – de tentar frear os avanços progressistas da agenda feminista. Tempos atrás, foi uma propaganda muito divulgada com o intuito de frear o movimento feminista sufragista. Não foi suficiente, já que as mulheres conquistaram o direito ao voto mesmo assim. Mas funcionou, em forma de discurso, para perpetuar a ideia de que feministas são pessoas feias, mal-amadas, que odeiam homens, etc. É um insulto, ainda por cima, ineficaz: jura mesmo que você está chamando de feia a pessoa que não liga a mínima pra sua opinião? Ainda assim, as mulheres sentem a necessidade de responder a isso.

Recentemente no twitter a tag #FeministsAreUgly (“feministas são feias”) chegou aos Trend Topics mundial. Impressionantemente, havia muitos comentários positivos, tentando desmentir a história. Infelizmente, eram comentários que tentavam a todo tempo provar que feministas não são feias. Essas provas eram dadas por imagens com feministas famosas que são, de fato, bonitas, como Beyoncé, Taylor Swift e as próprias meninas que tiravam suas fotos e as publicavam na rede social. A maioria era de feministas dentro do padrão estético aceitável socialmente.

Mas… E daí que dizem que feministas são feias? Qual o problema de ser feia nesse padrão social torto que temos?

Que importa se feministas são feias se mulheres estão morrendo por não terem acesso a um aborto seguro neste momento?

Que importa se feministas são feias se mulheres estão sofrendo violência obstétrica durante seus partos?

Que importa que feministas são feias quando uma mulher está sendo violentamente estuprada? E que depois de ser estuprada vão duvidar de que foi realmente estuprada?

Que importa que feministas são feias quando uma mulher morre com o tiro de um ex-companheiro ciumento?

Quem disse que temos que ser ou estar bonitas pra lutar para que nossas filhas vivam em um mundo mais igualitário do que nós vivemos hoje?

Não precisamos provar que feministas são bonitas. Muito menos que feministas são bonitas dentro do padrão de beleza agradável aos homens. Essa busca de validação masculina é incompatível com o que realmente nos importa: nossa luta não é um concurso de beleza, é por mudança social.”

Via Não me Kahlo

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s