Maternidade

Criação com apego só faz mal quando falta!

indiretanova19

Criação com apego só é um problema em duas situações: Quando falta e quando incomoda à terceiros! Isso mesmo, muito cuidado, porque você pode ter problemas quando proporcionar ao seu filho uma criação com apego. Problemas com ele? Não, problemas com terceiros que são, no geral, palpiteiros e ditadores de regras e cartilhas a serem seguidas na maternidade.

Criar com apego, oferecer colo, livre demanda de mamadas, cama compartilhada, abuso no uso de sling, beijinhos e muito amor não geram problemas à quem está envolvido de fato com a criação, mas geram muitos questionamentos e críticas vindas de terceiros que, na verdade, nada tem a ver com a criação do seu filho, já que são pessoas que, surpreendentemente, nunca te deram um pacote de fraldas.

Pensa aqui comigo! O bebê é gerado dentro de um ambiente totalmente acolhedor, protegido, ele não tem necessidades, como fome, frio, dor de barriga ou sono, tudo é automático e muito simples, a natureza faz tudo para que o ambiente seja propício para a sobrevivência dele. Daí ele nasce e chega em um lugar totalmente iluminado, com muitos ruídos, passa a se sentir desprotegido, não tem mais “aperto”, é tudo muito espaçoso, muito barulhento, muito frio, muito claro, ele sente fome, sente sono e não sabe pegar no sono, sente dor de barriga, você já se colocou no lugar de um recém-nascido?

E o que as pessoas dizem é “Mas não pode acostumar esse bebê no colo, vai ficar manhoso!” “Olha, eu disse, ele já está manhoso” “Bebês precisam aprender desde cedo a dormir no berço, em quarto separado!” “Se acostumar ele no sling depois não vai querer colo de mais ninguém!” “Mas essa coisa de cama compartilhada é muito perigosa e ainda atrapalha na intimidade do casal!” “blá blá blá blá você está fazendo tudo errado!” “Ah, mas eu no seu lugar blá blá blá blá…!”

Nããããão! Está tudo errado, o bebê precisa de tempo, para aprender sobre tudo, precisa de tempo para se adaptar, para se acostumar, para se encontrar e durante esse tempo ele precisa ser acolhido, ficar agarradinho com quem o ama, mamar o peito o tempo todo, não tem hora para amamentar, a amamentação deve ser OBRIGATORIAMENTE em livre demanda, caso contrário você não terá sucesso com ela. BEBÊS NÃO MAMAM PEITO DE TRÊS EM TRÊS HORAS, ELES MAMAM QUANDO SENTEM VONTADE DE MAMAR!!! E ainda, o bebê precisa da mãe, do pai, de colo, de carinho, de aconchego, de abraço, de acolhimento.

Um bebê não fica manhoso, ele não tem consciência para isso, ele só tem necessidades que são supridas apenas com demonstração de amor. Quanto mais amor e acolhimento um bebê recebe mais calmo e seguro ele se torna, ele crescerá com a percepção de que tem um porto seguro, que tem um lugar para onde voltar, um lugar de aconchego, de acolhimento, que não é preciso ter medo porque haverá sempre um colinho.

O sling é ideal para essas primeiras etapas, ele proporciona ao bebê todo o acolhimento que ele precisa, e o adulto, tanto papais quanto mamães estão com as mãos livres enquanto dão colo. Por isso é possível dar colo o dia todo e continuar praticando as atividades do dia a dia. E além disso, os papais, quando slingam, experimentam um pouco do que é gerar um bebê, o que é carregar um bebê no dia a dia.

O colo, a livre demanda e a criação com apego só fazem mal quando faltam!!!

Criação com apego para todos os bebês já!!!

 

Anúncios

2 comentários em “Criação com apego só faz mal quando falta!

  1. Concordo demais!!! dou colinho para meu bebê o dia todo, desde que nasceu… beijo o dia inteiro, vivo para ele!!! E, ao contrário do que o povo fala, ele não é manhoso, praticamente não chora… é um bebê feliz e seguro!!! Parabéns pela matéria… bjs

    Curtido por 1 pessoa

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s