Maternidade

E quando seu filho te perguntar: Mãe, homem usa saia?

vindiesel-skirt2

As crianças questionam muito, até porque elas estão em fase de construção, precisam aprender, conhecer, entender, descobrir para se construir como indivíduo, como pessoa. Em algum momento essas perguntas surgem e é preciso responder com sinceridade e clareza, respeitando o nível de entendimento de uma criança mas sendo franco e honesto.

Acho que a maioria das pessoas já sabem que sou adepta á criação unisex, acredito que brinquedo é coisa de criança, que azul e rosa, carrinho e boneca não são coisas que definem gêneros e que quanto mais a criança brinca, e quanto maior o acesso dela à todo tipo de brinquedo, mais inteligente e criativa ela é. 

A Sophia hoje já tem cinco anos, tem boa parte de si construída, alguns conceitos já estão definidos e suas preferências por brinquedos e brincadeiras já são bem claras, é claro que ainda tem muito a ser construído e nós continuamos permitindo à ela um leque de possibilidades para que essa construção seja saudável, livre de preconceitos, hipocrisia, machismo, patriarcado e falso moralismo, nós achamos fundamental que ela cresça sabendo que o diferente é de fato igual e merece respeito.

O José Miguel está vivendo, na minha opinião, a parte mais intensa dessa construção, ele ainda está naquela fase de querer saber o que pode e o que não pode, o que é e o que não é, a convivência com colegas de escola e outras crianças é fundamental, mas às vezes me irrita, porque muitas crianças ainda são construídas em cima de conceitos de “isso é de homem e isso de mulher” e isso é meio que um porre, mas enfim, prossigamos.

Aqui em casa lutamos também contra todos esses conceitos já pré-definidos porque acreditamos que a construção acontece com o tempo, pelo que se ouve, pelo que se vê, pelo que se observa, acreditamos que o exemplo vale mais do que um discurso “lindo e bem definido”. Quando você define seus conceitos e os estabelece à criança você acaba construindo uma pessoa com pré-conceitos, consegue acompanhar meu raciocínio? Espero que sim.

É importante pensar que uma criança que cresce livre vai se construir livre de preconceitos e vai ter uma vida leve e livre, respeitando a si mesmo e ao outro, sem crises, sem violência, sem abuso, sem discursos ofensivos ou desrespeitosos, entende?!

Onde quero chegar? Vou te contar! Hoje logo cedo o diálogo com o José Miguel foi:

Ele: “Mãe, homem pode usar saia?”

Eu: “Filho, você já viu um homem com saia? O papai, o vovô, os seus tios?”

Ele: “Não!”

Eu: “Então, o homens que conhecemos hoje não usam saias, mas se algum dia a gente conhecer um homem que use é porque ele se sente bem assim e se ele se sente bem ele pode usar sim, né!? O que você acha?”

Ele: “Se ele quiser ele pode, né!?”

Fim de papo! Tem gente que acha absurdo, que o discurso certo seria “NÃO, homens não podem usar saias, nem rosa e nem brincar de bonecas!”, mas não consigo ver assim, porque acredito que uma pessoa deve usar o que quiser usar, o que a deixar à vontade, deve ser livre para ser ela mesma, e espero que meus filhos saibam respeitar isso, tanto neles quanto nos outros.

Quem foi que definiu que homens não usam saias? Você já questionou isso? Você já se questionou porque carrega esses conceitos? Que tal fazer todo esse questionamento antes de ficar repassando todo esse preconceito para frente? Que tal?

“Ah Vanessa, então quer dizer que se o seu filho quiser colocar saia você vai deixar?” Então, os meus três filhos estão se construindo e eu me desconstruindo, não sei como eu me sentiria ou como iria reagir à isso, porque infelizmente essa desconstrução leva muito mais tempo e esforço do que se imagina.

Porém, aqui hoje, eles brincam e criam diversos personagens, tanto a Sophia quando o José Miguel já passaram/destruíram maquiagens minhas e já quase se cortaram ao tentar fazer a barba, a Sophia já vestiu roupa do pai e o José Miguel já vestiu roupa minha, a Sophia já vestiu roupas minhas e o José Miguel as do pai, quer dizer!? Eles estão em fase de construção, onde imitam os adultos que estão à volta deles, não tem nada a ver com a sexualidade, é apenas uma construção.

Tem gente que parece que acha que se o menino brincar de boneca, vestir um vestido ou escolher um brinquedo rosa o pênis vai cair, ou não vai crescer, sei lá…hahahaha…e que se a menina brincar de super-herói, vestir a fantasia do homem-aranha, detestar o rosa vai deixar de ter vagina e ganhar um pênis…ai gente, me desculpem, mas definir sexualidade com base nas brincadeiras das crianças é uma coisa muito primitiva, já passamos dessa fase, néah!? “Noooooossa, você usou palavras fortes agora!” Sério? Você não tem órgão sexual? Tem algum problema com ele? Porque só isso explica seu incomodo com as palavras pênis e vagina, não acha?

Esses dias mesmo ouvi uma criança dizendo para o José Miguel, enquanto ele brincava com uma boneca da Sophia, que boneca era coisa de menininha, ele respondeu apenas que boneca era um brinquedo e que brinquedo é coisa de criança e que é menino e brinca de boneca. Achei a resposta coerente, madura e linda, digna de uma criança que pensa e tem espaço para se construir. É claro que ele não usou todas essas palavras, mas o discurso que ele fez de resposta foi basicamente esse. 

Então, quando o seu filho perguntar se homem usa saia responda com coerência e inteligência, deixe de lado essa construção que você nem sabe de onde veio e, se seus filhos ainda não perguntaram isso, vá ler e se informar antes que isso acontece, entenda sobre como foram definidas essas “normas” de coisa de homem e coisa de mulher, quando e como foi definido que homens não usam saia, que mulheres são responsáveis pelos filhos e dirigem mal, que homens não são capazes para realizar serviços domésticos ou cuidar dos filhos, que mulheres precisam dar conta de tudo e mais um pouco e por aí segue.

Te convido à desconstrução, é legal!!!

Anúncios

Um comentário em “E quando seu filho te perguntar: Mãe, homem usa saia?

  1. Achei demais e concordo com tudo que disse, aqui em casa tem crianças pequenas e eu acho lindo ver como elas querem mesmo saber de tudo, aquelas perguntas que as vezes até eu fico meio perdido em responder rsrsrsrs. Se posicionar assim é muito bom. Aliás, minha avó disse que homem de saia é muito feio, acho que vou mostrar essa foto pra ela XD

    Curtido por 1 pessoa

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s