Gravidez · Maternidade · série de quarta

#sériedequarta : Aspectos Emocionais na Gestação – Segundo Trimestre

Na última #sériedequarta falamos sobre o primeiro trimestre de gestação e seus aspectos emocionais, nessa semana falaremos sobre esses aspectos no segundo semestre gestacional. É importante lembrar que os textos dessa série estão sendo retirados do blog Lorena Ladico.

alimentacao-segundo-trimestre
Thinkstock/Getty Images

Aspectos Emocionais: Segundo Trimestre de Gestação (por Lorena Ladico)

“Transcorrido a ambiguidade de sentimentos presente nos primeiros meses da gravidez, a sensação real da presença do bebê dentro de si se torna mais presente. A mãe e o bebê deixam de ser visto como um só, nessa fase começa-se a DIFERENCIAÇÃO MÃE-FETO. Repare que as pessoas começam a tocar mais a barriga e a direcionar a conversa para o bebê. Teoricamente, significa aceitar o feto como um ser separado da mãe, como um indivíduo distinto, o que é muito importante, porque é na gestação que começa o desenvolvimento da autoestima e da personalidade.

Desde os primeiros meses, a gestante já percebe as MUDANÇAS DO CORPO, no segundo trimestre essas transformações se intensificam e ficam mais notórias, que pode ser vivido diferente para cada mulher. Porque isso vai depender de como a mulher percebe e lida com os ganhos de peso, o crescimento da barriga, o aumento dos seios…

Na maioria das vezes, é também nessa fase que as grávidas intensificam as FANTASIAS relacionadas ao bebê, começam a imaginar como serão como mães, as características físicas do filho, se o bebê será mais tranquilo ou chorará muito. Esse processo de idealização é muito importante, podendo ser semelhante à realidade futura ou não. No segundo trimestre, o estabelecimento da comunicação verbal e tátil intensificam a CONEXÃO mãe-bebê.

Aproveite essa fase da gestação, curta sua barriga crescendo… sinta seu bebê se movimentando… No próximo texto iremos abordar as questões emocionais no terceiro trimestre da gravidez… Até lá.”

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s