Feminismo · Maternidade

Respeita as mina!

tumblr_n38xrmano11qefm21o1_500

Se tem uma coisa que as feministas devem priorizar é o respeito às mulheres, sejam estas feministas ou ainda mergulhadas nos discursos machistas. Nenhuma mulher nasce feminista, essa coisa de que só porque “é mulher é feminista” é balela, da mesma forma que não se nasce machista. É preciso muito respeito e sororidade com mulheres que ainda não conhecem ou não compreendem o feminismo. Um outra coisa importante é entender que não existe mulher machista, existem mulheres que foram “engolidas” e dominadas pelo patriarcado e, por esse motivo, carregam discursos machistas. Eu já fui uma mulher assim. 

Quando vejo uma mulher, que se diz feminista, diminuindo outra mulher porque ela está presa à um relacionamento abusivo e não consegue enxergar isso, porque ela defende os machos e seus discursos, fazendo piadas que humilham as “patricinhas”, que diminuem garotas que estão fora do “padrão feminista” fico em duvida quanto ao conhecimento que essa moça tem à respeito do feminismo.

O feminismo está aí pra nos libertar, independente do que seja essa liberdade.

Não dá pra ser feminista e não defender as mina, saca!? É preciso defender TODAS as mulheres sim. O feminismo é isso, é acolher mulheres e então ensiná-las. Não adianta nada se dizer feminista mas diminuir outra mulher. “Ah, Vanessa, mas tem muito mina babaca que fica diminuindo as feministas com discurso machista!” Tem sim, miga, sei bem disso. Mas você já parou pra pensar que ela foi se tornando mulher sendo bombardeada pelo patriarcado e o machismo que, por enquanto, dominam a nossa sociedade?  Então, eu fui assim.

Quando conheci o feminismo eu já tinha 28 anos de idade, pensa bem, carregava tanto discurso machista, e hoje morro de vergonha deles. Tem até alguns textos meus aqui no blog que são extremamente machistas, porque a sociedade me fazia acreditar que o melhor pra mulher era ser protegida pelo macho e guardada pelo patriarcado. Então, dá pra entender que a mulher não é babaca por carregar o machismo?! Ela só está sendo engolida pela sociedade mesmo.

A partir do momento que uma mulher perceber que o feminismo à libertará pra que ela seja o que quiser ser, que ela não é tão frágil quanto disseram que ela era, que ela não precisa dar satisfação de si pra ninguém, que o corpo dela é só dela, que os padrões são mentirosos e que toda essa lavagem que o machismo e o patriarcado produzem é nojenta, ela estará pronta pra entender aquilo que nós, feministas, já entendemos. Mas, pra que ela perceba isso, é preciso enxergar respeito e sororidade no nosso meio, não acha?

Se uma mulher vier vomitar o discurso machista dela em cima de você tente discutir sem diminuí-la, diminua apenas o machismo, mostre pra ela o quanto o machismo a limita, o quanto ele a aprisiona, o quanto é melhor ser dona de si e poder pensar fora da caixinha. Tente discutir mantendo a coerência, não é preciso xingar ou diminuir e, infelizmente, vemos muito isso nos grupos feministas das redes sociais.

Algumas mulheres, não feministas, entram nesses grupos/páginas só pra arrumar briga mesmo, o segredo é não entrar no jogo. Deixe que ela fale sozinha, se ela está ali é porque, apesar de todo o machismo que carrega, tem curiosidade sobre o feminismo, e quem sabe aprenda alguma coisa. Não estou te convidando a se fazer de sonsa, só estou te propondo tentar mostrar que o feminismo não é baixo, como o machismo.  

O seu feminismo precisa andar de mãos dadas com o respeito! De desrespeitoso já basta o machismo, não acha?!  

Então, respeita as mina, vai!

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s