Maternidade · SlingaBaby®

Tudo o que você queria saber sobre wrapsling!

Fui usuária desse tipo de carregador para bebês por anos e sou total incentivadora da arte de se carregar no pano e, talvez por esse motivo, ouço tantas perguntas, comentários, mitos, dúvidas, críticas e questionamentos que acabei optando por escrever esse texto com a finalidade de responder os mais frequentes, para que todos possam entender mais sobre o assunto!

15697864_1213456905419401_5798136701165056041_n
Mamãe linda carregando seu bebê em um SlingaBaby.

O WrapSling, na minha opinião é o melhor acessório que pode conter em um enxoval de bebês, ele é prático, útil, aproxima mamãe/bebê, permite que a mamãe efetue tarefas do dia a dia sem deixar de dar colo para o bebê, se exercite com o bebê no colo, com essa aproximação o bebê fica mais calmo e chora menos, auxilia no combate à depressão pós parto, episódios de cólica, refluxo e várias outras coisas.

Como surgiu o WrapSling?

O carregar no pano é um técnica milenar, mas o WrapSling surgiu a partir do método “Mãe Canguru”, técnica criada para o auxiliar no desenvolvimento de prematuros nas maternidades, essa técnica foi desenvolvida por enfermeiras que, ao acompanhar mães de bebês prematuros observaram que o bebê que ficava peito à peito com a mãe por horas evoluía mais rápido do que o esperado. O método consistia apenas em envolver o bebê em amarrações feitas com lençóis do hospital, permitindo que a mãe ficasse com o seu bebê no peito por longos intervalos de tempo. A partir daí ocorreu a evolução dos tecidos, dos tamanhos e das amarrações chegando ao WrapSling conhecido atualmente.

O que é um WrapSling?

O WrapSling nada mais é do que uma longa faixa de tecido amarrada ao corpo que, amarrada adequadamente se transforma em um ergonômico carregador para bebês. Está se tornando o queridinho por ser o único carregador totalmente confortável, por não possuir argolas e distribuir igualmente o peso, e que acompanha o desenvolvimento do bebê, podendo ser usado desde o nascimento, mesmo com prematuros ou bebês de baixo peso, até, aproximadamente, três anos de idade, já que suporta até 20kg.

Porque usar um WrapSling e não um canguru convencional?

Ao contrário do que muitos pensam, o WrapSling não é um canguru, ele é um Sling, que quer dizer “funda”. Como dito anteriormente, o WrapSling distribui igualmente o peso da criança nas costas do adulto que o carrega e, com a amarração e posição adequadas, o bebê não fica com as pernas “penduradas”, elas ficam em posição de “M” ou de sapinho e as costas formam um “C”, imitando a posição que ele ficava dentro do útero. Já os cangurus distribuem o peso do bebê nos membros inferiores, concentrando em sua genitália e com as pernas abertas, forçando o quadril do bebê. Além disso, ao contrário do WrapSling os cangurus não são indicados para bebês que ainda não firmam cabeça e pescoço, podem causar danos irreparáveis à criança. O WrapSling permite ainda que o bebê fique bem próximo ao peito da mãe, ouvindo seus batimentos cardíacos, sentindo sua respiração, o que proporciona calma e tranquilidade ao bebê!

16265488_1411361948882973_3064680738016005221_n-1
A mamãe Miriãn slingando sua Gaia com um SlingaBaby 

É difícil fazer as amarrações? E se eu não me acostumar?

À principio, fazer as amarrações pode parecer complicado, mas ninguém nasce sabendo andar de bicicleta, não é mesmo!? É a mesma coisa, você vai treinando, assistindo vídeos, treinando mais até “pegar o jeito”. Comigo foi assim, no começo apanhava muito, fiz errado algumas vezes e desfiz e fiz de novo. Há que se ter paciência e persistência para slingar. Sobre se acostumar? Bem, a coisa mais fácil é se acostumar a slingar, é muito gostoso, o que acontece, na maioria das vezes, é que a recém-mãe está muito insegura com tudo o que está acontecendo à sua volta e qualquer dificuldade é motivo para que ela coloque na cabeça o conhecido “eu não nasci pra isso!”, mas saiba, isso não é uma verdade. Sempre digo que o segredo é treinar muito e ir slingando em casa, sozinha, e assim que estiver bem segura sair pra slingar. Outro segredo é só colocar o bebê de “barriguinha cheia”, fraldinha trocada e com roupinha fresca dentro do sling, e ir ninando, balançando até que ele se aninhe e se acalme, com o tempo ele vai se acostumando e, acredite em mim, não vai mais querer sair dali! (Assista esse vídeo de uma das mamães SlingaBaby)

Mas e se o bebê cair?

O bebê não cai!!! Desde que a amarração seja feita de forma adequada e o bebê colocado de forma correta não existe o mínimo risco de queda. O WrapSling bem amarrado não solta, o bebê não cai. O BEBÊ NÃO CAI!!! Uma dica para que o carregador se sinta seguro é amarrar o WrapSling bem justo ao corpo, justo, não apertado. Com a amarração mais justa o bebê se sentirá mais aconchegado, mais acolhido e o adulto mais seguro contra o “medo” de queda.

Mas o bebê não vai ficar sufocado no WrapSling?

Não, o bebê não fica sufocado dentro do WrapSling, como dito anteriormente, com a amarração feita de forma adequada não existe risco nenhum. O importante é que o bebê fique confortável, sem muita roupa, e coladinho no peito da mãe. É possível amamentar dentro do WrapSling e se o bebê começar a resmungar demais aí, coladinho no seu peito, é porque ele quer mamar.

E quais são os benefícios que o WrapSling trás?

Com a sua movimentação o bebê, dentro do WrapSling também se movimenta, o que promove uma excelente formação do tônus muscular, no pescoço, cabeça e musculatura superior. Ele proporciona tranquila transição útero/mundo exterior. É seguro, prático e confortável. Distribui o peso de forma igual entre ombros, quadril e pernas de quem carrega o bebê e distribui o peso do bebê posicionando a coluna do bebê de forma adequada e ergonômica. Permite que o carregador (mãe/pai/cuidador) desenvolva atividades do dia a dia com o bebê no colo, até mesmo atividades físicas. Auxilia no combate ás cólicas. Torna o bebê mais calmo, menos ansioso. Permite a amamentação com conforto e privacidade. Permite o contato olho a olho, cheirar a cabecinha do bebê, sensação de estar grávida novamente, cria um vínculo que pode transformar suas vidas.

E depois de tanta informação tenho um convite a fazer: Vem Slingar Também! Vem conhecer a nossa página e os nossos produtos SlingaBaby

all the beautiful things

Anúncios

Comente...compartilhe suas ideias também!!! E lembre-se: Comentar não dói e faz uma blogueira feliz!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s